Geral

Brasileira está entre indicados para reality em Marte

De um total de mais de 202 mil candidatos inscritos em 2014, apenas cem restaram na terceira seletiva da Mars One. Uma segunda fase da seleção já havia reduzido esse número

A missão é sem volta Foto: Divulgação

A brasileira Sandra Maria Feliciano Silva, 51, moradora de Porto Velho, Rondônia, está entre os cem candidatos pré-selecionados para uma missão que pretende colonizar Marte em 2025. A informação é da fundação Mars One, que organiza a expedição. 

De um total de mais de 202 mil candidatos inscritos em 2014, apenas cem restaram na terceira seletiva da Mars One. Uma segunda fase da seleção já havia reduzido esse número para 1.058 candidatos. 

"O grande corte de candidatos é um passo importante para sabermos quem tem as qualidades certas para ir a Marte", disse em comunicado Bas Lansdorp, cofundador e diretor-executivo da fundação.

No perfil divulgado pela Mars One, Sandra afirma ser formada em administração e direito. Ela também é professora -- no seu perfil no Facebook, ela afirma trabalhar na escola estadual Major Guapindaia e na Faculdade de Porto Velho -- especialista em segurança pública.

Missão sem volta
Nos próximos processos seletivos, restarão apenas os 24 colonos que devem viajar a Marte em seis grupos de quatro pessoas. Os colonos, que jamais poderão regressar à Terra, deverão viver em pequenos habitats, encontrar água, produzir oxigênio e cultivar seus próprios alimentos.

Um estudo do prestigioso Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) estima que os colonos vão começar a morrer no 68º dia de missão. O custo do programa espacial, estimado em 6 bilhões de dólares, será totalmente financiado pela iniciativa privada, por meio de patrocinadores e sócios, contribuições voluntárias e conteúdo midiático gerado pela missão com a venda dos direitos de transmissão.

Pontos moeda