Geral

Carnaval: Samu orienta foliões a acionar corretamente o serviço

Além de curtir a folia com moderação, saber quando acionar o serviço contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é socorrer pessoas com risco iminente à vida.

O Samu tem como objetivo socorrer à população em casos de riscos à vida Foto: Divulgação/ Sesa

Durante o período de Carnaval, o número de ocorrências atendidas pelo Samu 192 aumenta, muitas delas relacionadas a foliões que acabam passando dos limites. Além de curtir a folia com moderação, saber quando acionar o serviço contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é socorrer pessoas com risco iminente à vida.

Para o coordenador-geral do Samu 192, Antônio Gomes Júnior, é importante entender que não se trata de um disque-ambulância. “Quando o médico atende ao chamado ele avalia se há necessidade de envio de recurso ou não para socorrer o paciente. As perguntas para verificar a gravidade de cada caso são feitas com base em protocolo médico”, explica.

Em muitas situações, apenas uma orientação pelo telefone basta. “Muitos casos são resolvidos por meio de orientações telefônicas, mas ao mesmo tempo não podemos deixar as linhas ocupadas para esclarecer dúvidas básicas. O Samu 192 não é um serviço de resgate, faz atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida”, enfatiza. 

Na época do Carnaval, o coordenador observa um percentual elevado de atendimento a causas externas, como atropelamentos, acidentes de carro e moto. “Além desses, há aumento nas agressões físicas e quedas, o que nos leva a crer que muitas pessoas acabam extrapolando por causa do uso abusivo do álcool”, revela. 

Como funciona o Samu 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como finalidade prestar socorro à população em casos de risco à vida. Esse serviço faz atendimento 24 horas por dia e conta com profissionais especializados. Só deve ser acionado em situações críticas (veja abaixo). 

Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone. É imprescindível estar perto da vítima para responder às perguntas e passar os pontos de referência. Isso ajuda a ambulância a chegar mais rápido, se for o caso.

Não passe trotes. Quando alguém faz isso, a ambulância vai para o endereço do trote e quem realmente precisa de atendimento deixa de ser socorrido.

Quando acionar o Samu 192

- Parada cardiorrespiratória;
- Dor bem forte no peito (infarto);
- Dificuldade de respirar/engasgo; 
- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
- Intoxicação (envenenamento);
- Queimadura grave;
- Choque elétrico;
- Acidente de trânsito com vítima;
- Queda grave e fratura;
- Afogamento;
- Surto Psiquiátrico;
- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.

Pontos moeda