Geral

Consumo de caranguejo liberado após período de andada em Vitória

Foram apreendidos também uma bolsa, 10 sacos, cinco luvas, um alicate e algumas iscas para armadilha. Seis pessoas foram abordadas com material para cata de caranguejo

Equipes realizaram ações de fiscalização no manguezal de Vitória durante o período de andada do caranguejo Foto: Divulgação/Prefeitura/ André Sobral

O consumo, a cata e a venda de caranguejo em Vitória foram liberados na última quinta-feira (12). Mais 1.750 armadilhas do tipo "redinha" foram retiradas do manguezal de Vitória, além de 70 armadilhas de guaiamum, pela equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) no período da segunda andada do caranguejo-uçá, que aconteceu de 5 a 11 de fevereiro.

Dois animais que foram encontrados presos às armadilhas foram libertados. Nos sete dias de proibição de cata, armazenamento e comercialização, a equipe de fiscalização e monitoramento vistoriou por terra e por barcos todo o manguezal da cidade, que é um dos maiores ecossistemas urbanos dessa natureza do Brasil.

No monitoramento por terra, no último dia 9, os fiscais viram uma pessoa que vendia três dúzias do crustáceo na Vila Rubim. No entanto, ao constatar a presença da equipe, fugiu abandonando os animais no local.

A terceira andada do ano começa na próxima sexta-feira (20) e termina no dia 26. Serão feitas novas abordagens educativas em estabelecimentos que vendem caranguejo.

Pontos moeda