Geral

Fiscalização flagra corte de árvores nativas em São Roque-SP

Redação Folha Vitória

Sorocaba - Fiscais da Prefeitura de São Roque (SP) flagraram na tarde desta sexta-feira o corte ilegal de centenas de árvores numa área de proteção ambiental no bairro Maylasky. A fiscalização foi até o local depois de receber uma denúncia anônima. Pelo menos 50 mil metros quadrados de uma área total de 80 mil metros quadrados tinham sido desmatados.

Os homens que trabalhavam no local disseram que tinham sido contratados por uma empresa de Vargem Grande Paulista para fazer a retirada de eucaliptos e pinus existentes no terreno. De acordo com a prefeitura, entre as árvores cortadas estavam espécies da fauna silvestres, como jatobás e ipês.

Os autores do desmate não apresentaram licença ou autorização para a supressão da vegetação. Parte da área constitui mata ciliar de um curso d'água. Uma máquina usada para amontoar os troncos e uma motosserra foram apreendidas. A fiscalização embargou o local e vai notificar a empresa, que pode ser multada por dano ambiental. A Polícia Ambiental foi acionada para fazer um levantamento do estrago.

Pontos moeda