Geral

Homens armados da Al-Qaeda matam 4 soldados iemenitas no sul do país

Redação Folha Vitória

Sana - Homens armados encurralaram um caminhão militar durante a noite de quinta-feira numa província do Iêmen, matando os quatro soldados que estavam no veículo. A responsabilidade do ataque foi assumida pelo braço da Al-Qaeda no país.

Oficiais de segurança iemenitas disseram que o ataque surpreendeu os soldados, que faziam patrulha noturna na cidade de Huta.

O grupo de inteligência SITE, que monitora mensagens online de grupos extremistas, afirmou que militantes da Al-Qaeda postaram mensagens em suas contas do Twitter afirmando que queimaram o caminhão após atirarem nos soldados.

Ataques da Al-Qaeda e de rebeldes xiitas Houthi, ambos opositores do governo, têm ocorrido com frequência na região. Os Houthis invadiram Sana em setembro de 2014 e mantiveram o presidente do Iêmen, Abed Rabbo Mansour Hadi, em prisão domiciliar até semana passada, quando fugiu para a cidade de Áden.

Os Estados Unidos consideram o braço da Al-Qaeda no Iêmen um dos mais perigosos. O grupo foi associado às diversas tentativas de ataque no país. A Casa Branca lança frequentes ataques por drone no Iêmen nas regiões dominadas pelo grupo.

Em Genebra, a porta-voz do Alto Comissariado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Ravina Shamdasani, declarou que a situação crítica do Iêmen está sendo monitorada de perto. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda