Geral

Incêndio atinge shopping na zona norte do Rio

Redação Folha Vitória

Rio - Um incêndio de grandes proporções atinge o Shopping Nova América, em Del Castilho, na zona norte do Rio, na tarde desta segunda-feira (16). De acordo com a assessoria de imprensa do Shopping, o fogo começou por volta de meio-dia em uma das lojas. Somente alguns restaurantes da praça de alimentação estariam funcionando a partir das 11h desta segunda-feira, 16, por causa do carnaval. Com início do incêndio, foram fechados.

Por volta de 13h50, era possível ver parte de uma das paredes da construção desabando. O fogo tomava todo o telhado do Shopping, que funciona no prédio de uma antiga fábrica têxtil e foi inaugurado em 1995. O empreendimento tinha mais de 300 lojas, de acordo com seu site oficial. Segundo informações da assessoria de imprensa, o local estaria "vazio" por causa do regime de funcionamento do carnaval. Para as 16h, estava prevista a realização do Baile de Marchinhas.

Não há informação sobre vítimas. A operação mobiliza quatro quartéis do Corpo de Bombeiros da região. De acordo com o Metrô Rio, a estação Del Castilho, que fica ao lado do shopping, está aberta.

O engenheiro elétrico e diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio, Luiz Antônio Cosenza, afirmou que é preciso analisar o funcionamento dos sprinklers (mecanismos de combate a incêndio fixados na parede) e dos procedimentos da brigada de incêndio do shopping. "Eu estranhei na hora que eu vi (o incêndio), porque normalmente o shopping tem brigada de incêndio 24 horas. Ao menor indício de ocorrência, eles são os primeiros a chegar, antes dos bombeiros", afirmou.

O especialista afirma que toda a estrutura do prédio, devido à proporção das chamas, já está comprometida. "O shopping tem que ser revisto em toda a sua parte estrutural", declarou Cosenza. "Na hora que você tem um incêndio dessa proporção, mesmo a parte que não foi atingida está prejudicada pelas altas temperaturas."

Segundo Cosenza, a estratégia do corpo de bombeiros foi de cercar o prédio e isolá-lo. Com isso, ele acredita que as chamas não vão comprometer a estrutura de construções vizinhas. Para o engenheiro elétrico, um curto circuito ou um vazamento de gás em uma das lojas pode ter causado o incêndio.

Pontos moeda