Geral

Encontrado corpo de mais uma vítima da explosão em navio-plataforma da Petrobras no Estado

Ainda continuam as buscas por mais três pessoas que estão desaparecidas. Número de mortos chega a seis até o momento. Ainda há cinco pessoas internadas

Navio está estável e sem entrada de água Foto: Divulgação

Mais corpo, vítima da explosão do navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, foi encontrado nesta terça-feira. Com isso, sobe para seis o número de mortos no acidente. Ainda continuam as buscas por mais três pessoas que estão desaparecidas. Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa BW Offshore, o corpo já seguiu para o DML de Vitória, mas o nome da vítima não foi revelado.

O corpo foi encontrado durante o processo de instalação de tampas para conter as águas da caixa de mar, que serve para dar estabilidade para flutuação do navio. Na manhã de segunda-feira (16) o corpo da última vítima foi identificado, o indiano Edward Fernandes, 58 anos. O filho do indiano reconheceu o pai. O rapaz chegou a Vitória acompanhado de dois amigos e um tradutor para fazerem a liberação do corpo

Até o momento,  a empresa BW Offshore informou que 28 tripulantes da embarcação já deixaram o hotel que estavam hospedados em Vitória, onde recebiam acompanhamento médico e psicológico. Cinco feridos continuam internados no hospital Vitória Apart e hospital Metropolitano, ambos na Serra. 

De acordo com um boletim médico divulgado pelo hospital Vitória Apart, dois dos quatro internados no local recebiam cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas tinham quadro estável. Os outros dois estavam nos quartos e realizavam exames para cirurgias sem complexidade. A quinta vítima que está internada no Hospital Metropolitano está estável, conforme informou o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro).

Em nota a Agência Nacional do Petróleo (ANP) enviou à Petrobras um auto de interdição da plataforma e uma notificação para apresentação de documentos que serão utilizados na investigação das causas da explosão.

Veja as imagens da destruição do navio-plataforma!

Na última quarta-feira (11), uma explosão com o navio-plataforma, que fica na Bacia do Espírito Santo, deixou seis mortos, 26 feridos, dos quais 21 já deixaram os hospitais. Três trabalhadores seguem desaparecidos.

Enterro

No último sábado (14), foi enterrado em Laranjeiras, na Serra, Heleno Silva Castelo, de 31 anos, uma das vítimas do acidente. Heleno fez o último contato com a família momentos antes do acidente. A esposa recebeu a notícia da morte por telefone. Sobreviventes contaram para a família que a vítima estava longe da casa de bombas. Segundo o cunhado dele, o socorro às vítimas e a assistência às famílias deixou a desejar.

Desaparecidos

Além dos seis mortos confirmados até o momento, outras três pessoas continuam desaparecidasA procura pelas vítimas estão sendo feitas por dez homens do Corpo de Bombeiros e dois tripulantes da embarcação. Além disso, a Marinha do Brasil, informou por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), que enviou cerca de 400 homens, três navios e três aeronaves para reforçar as buscas pelos desaparecidos.

Explosão é a 3ª maior

A explosão do navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, localizado em Aracruz, ocorrida na quarta-feira (11), é o terceiro maior acidente desse tipo em plataformas da Petrobras. O maior ocorreu em 16 de agosto 1984 no poço 33 do campo de Enchova, na Bacia de Campos (RJ), quando morreram 37 pessoas e 23 ficaram feridas. O acidente começou quando houve um vazamento de gás de um poço que estava sendo perfurado. O vazamento provocou incêndios com chamas atingindo até 20 metros de altura e a queda da torre de perfuração.

Pontos moeda