Geral

Risco de racionamento faz capixaba usar a criatividade e aumentar vendas de galões de água

Os capixabas estão inovando na busca pela economia de água e adotando medidas para facilitar o armazenamento no dia-a-dia dentro de casa

Reservatório para água da máquina de lavar Foto: Divulgação/ Facebook

A criatividade fez o capixaba buscar soluções para armazenar e reaproveitar a água. Em Cariacica o cabeleireiro Antony Oliver reaproveita a água que usa para lavar os cabelos. O profissional enche garrafões de plástico e usa um pano para filtrar os fios de cabelo e essa água é usada para limpar a calçada e fazer a faxina no salão.

A economia que Antony faz chega a 200 litros de água por dia. São dez galões de 20 litros cada. Atentas às novas ações dos capixabas, empresas têm lucrado com a venda de recipientes plásticos para armazenar água.  

De acordo com o gerente de uma loja que vende recipientes plásticos, Felipe Lopes Brandão, as vendas aumentaram 500% e a reposição, que era quinzenal, agora acontece duas vezes por semana.

O recipiente que mais vende é uma bomba que armazena 200 litros e custa R$150,00. Ela tem sido usada para guardar água da máquina de lavar.

Uma torneira é instalada na parte de baixo da bomba e a mangueira de saída da água da máquina de lavar fica na parte de cima. Toda a água que antes era jogada fora é armazenada para ser usada em faxinas, dar descarga, limpar calçadas. 

A falta de chuvas faz a situação piorar a cada dia em todo o Estado. O volume de água dos rios que abastecem a Grande Vitória já está abaixo de 10% do normal e 20 municípios já decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública : Guaçuí, Castelo, Alegre, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Anchieta, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa, Itarana, Itaguaçu, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Pedro Canário,  Montanha, Governador Lindenberg, Pancas, Jaguaré e Vila Valério.

Seca assusta todo o Estado:

Os municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim não tiveram outra saída, senão, decretar situação de emergência. Além das plantações de café, a estiagem no Estado tem afetado de forma preocupante o gado leiteiroE o Rio Jucu, já enfrenta a pior seca desde a década de 60. Em Guarapari o prefeito da cidade decretou restrições ao uso de água. O governo do Estado já anunciou medidas para enfrentar a seca.

Pontos moeda