Geral

Santa Teresa comemora 124 anos neste final de semana com programação cultural

No sábado, a programação contará com desfile cultural no centro da cidade, bolo comemorativo, show pirotécnico além de três atrações musicais no palco

Cidade de Santa Teresa Foto: Divulgação/Governo

Charme e aconchego, clima de montanha, natureza exuberante, gastronomia tradicional e contemporânea e cultura marcante. Esses são as principais pontos fortes encontradas em Santa Teresa.

E para aproveitar de tudo isso e por reconhecer a importância dessa relevante data para a história do município que a Prefeitura de Santa Teresa, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, promove a festividade em comemoração aos 124 Anos de Emancipação Política do Município. 

Dos dias 20 a 22 de fevereiro, as ruas do Centro Histórico serão tomadas por muita música e programações culturais que garantirão animação a festa. Na sexta, dia 20 de fevereiro, a programação contará com Solenidade em Comemoração à data e duas atrações musicais no palco da Rua do Lazer. No sábado, a programação contará com desfile cultural no centro da cidade, bolo comemorativo, show pirotécnico além de três atrações musicais no palco. No domingo, a cantoria italiana do Circolo Trentino di Santa Teresa se apresenta no Bar Elite.

Em 19 de fevereiro de 1891, em Santa Leopoldina, foi proclamada a emancipação política de Santa Teresa. Em 22 de fevereiro, o Presidente de Santa Leopoldina, Alberto Sebastião Volkart, instala em Santa Teresa, a “vila autônoma”, recebendo o juramento legal do Primeiro Conselho da Intendência Municipal: Presidente – Jerônimo Vervloet (nascido em Luxemburgo), demais membros: Governadores – Fortunato Broilo (italiano), Dr. Emílio Haussler (suíço), Alexandre Fellippe (austríaco) e Julião Floriano (brasileiro – ES).

O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura – Projeto Circulação Cultural, Museu de Biologia Mello Leitão e dos empresários do setor de alimentação da Rua do Lazer. A programação pode ser conferida na integra no site da Prefeitura de Santa Teresa e facebook: /smtcsantateresaes.

Programação:

20 de fevereiro - Sexta-feira
19h – Solenidade em Comemoração aos 124 Anos de Emancipação Política e Lançamento de documento que comprova o início da Colonização Italiana em Santa Teresa - Museu Mello Leitão
20:30h – Fábio Mattos e Cadillac Blues Band - Palco Rua do Lazer
22h – Projeto Som de Fogueira - Palco Rua do Lazer

21 de fevereiro - Sábado
10h – Desfile Cultural - Rua do Lazer e Av. Getúlio Vargas
13h às 19h – Exposição “Arte em Óleo sobre Tela” e “Desenho” de Gabriel Souza e Luana Kunsh - Praça da Rua do Lazer
14:30h – Grupo Choro 12 x 8 - Palco Rua do Lazer
20h – Bolo em Comemoração aos 124 Anos de Emancipação Política e Queima de Fogos - Rua do Lazer
20:30h – Trio Baobab - Palco Rua do Lazer
22h – Banda Nobreak - Palco Rua do Lazer

22 de fevereiro - Domingo
9h - Missa em Comemoração aos 124 Anos de Emancipação Política - Igreja Matriz
9h às 13h – Exposições “Arte em Óleo sobre Tela” e “Desenho” de Gabriel Souza e Luana Kunsh - Praça da Rua do Lazer
10:30h – Cantoria Italiana – Bar Elite
Maiores informações: Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Teresa: [email protected] (27) 3259.2357/1344

Pontos moeda