Geral

Suposta bactéria em centro cirúrgico preocupa pacientes em maternidade de Vila Velha

A contaminação estaria acontecendo durante os partos de cesariana. Uma mulher precisou ser transferida em estado grave para o Hospital Jayme Santos Neves

Ruth Léa foi transferida, em estado grave, para o hospital Jayme Santos Neves, na tarde de sexta-feira Foto: TV Vitória

Um suposto surto de infecção está preocupando pacientes na maternidade do Hospital Infantil em Vila Velha. A contaminação estaria acontecendo durante os partos de cesariana.

Uma das vítimas dessa suposta bactéria é a secretária Ruth Léa Gerlin, de 21 anos. Ela deu à luz uma criança, na última quarta-feira (18), na maternidade. Mas começou a se sentir mal e teve de ser transferida, em estado grave, para o Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.

"Na quinta-feira ela estava normal. Na sexta que ela veio a piorar. Passou a madrugada sentindo dores e um calor no corpo", contou a irmã de Ruth, a professora Débora Correia.

Segundo Débora, a irmã já perdeu o útero e parte do intestino. Já a bebê de Ruth Léa, a pequena Lívia, permanece na maternidade, mas foi transferida para a UTI Neonatal (UTIN) e ficará em observação.

Ruth Léa, no entanto, não teria sido a única a adquirir infecção hospitalar na maternidade do Hospital Infantil em Vila Velha. A esposa do encarregado de obras Leomário Gambini deu à luz a um menino no final de janeiro, também de parto cesária. Mas pouco mais de dez dias depois, ela precisou ser internada e passou por uma cirurgia, já que estaria com infecção. 

Ainda segundo o encarregado, outras pacientes também estão com o mesmo problema. A infecção teria sido contraída durante os partos no centro cirúrgico.

"A conversa que a gente escuta é que o centro cirúrgico estava infectado, com alguma bactéria. Os médicos estavam até discutindo entre eles, justamente por causa de higiene. Foi até retirado todo o material lá de dentro para fazer provavelmente uma limpeza. Só que até então nada falam com a gente sobre infecção e o que está acontecendo", revoltou-se Leomário. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), três mães permanecem internadas na unidade e o estado delas é estável. Um bebê também permanece estável e outro já teve alta.

A Sesa informou ainda que a Vigilância Sanitária já foi acionada para verificar a procedência da informação sobre a suposta bactéria e tomar as providências cabíveis.

Pontos moeda