Geral

Tony Blair pede 'nova abordagem' do mundo para a Faixa de Gaza

Redação Folha Vitória

Cidade de Gaza - O enviado do chamado Quarteto (UE, ONU, EUA e Rússia) ao Oriente Médio, Tony Blair, disse que o mundo abandonou a Faixa de Gaza e pediu uma nova abordagem da comunidade internacional para o território destruído pela guerra. Em visita à região neste domingo, o ex-primeiro-ministro britânico se encontrou com famílias palestinas que seguem abrigadas em centros de refugiados após perderem suas casas no conflito mais recente com os israelenses, no ano passado.

Os esforços de reconstrução da região tem progredido em passos lentos, e Blair afirmou que alguns países doadores não cumpriram inteiramente suas promessas de financiamento. Ele chamou a reconstrução estagnada do espaço palestino de "crime".

O ex-premiê pediu ainda que o grupo islâmico Hamas, que controla Gaza, esclareça se faz parte de um "movimento islâmico mais amplo, com desenho regional" ou se aceitaria um acordo de paz de longo prazo com Israel. Ele também demandou dos israelenses uma "mudança radical de abordagem", com a suspensão das restrições contra a Faixa de Gaza. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda