Geral

Tucano quer que MEC explique motivo de Fies não cadastrar novos estudantes

Redação Folha Vitória

Brasília - O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), protocolou um requerimento nesta quinta-feira para que o Ministério da Educação (MEC) explique o motivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não estar cadastrando novos estudantes no sistema.

"Como o MEC não está aceitando novos cadastros, os calouros de faculdades de todo o País, que contam com esse programa de financiamento para pagar suas matrículas e as primeira mensalidades - muitas delas já em atraso - estão começando as aulas com dívidas", diz o texto.

O sistema do programa do governo federal, usado por pessoas de baixa renda para financiar cursos de graduação em universidades particulares, está fora do ar desde dezembro. A justificativa é que o programa precisa ser adequado às novas regras estabelecidas pelo ministério, como a exigência de que o aluno tenha um resultado mínimo no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O documento do tucano também diz que a presidente Dilma Rousseff pede "para não ser levado a sério" quando diz que o novo lema do seu governo será "Brasil, pátria educadora", mas trata com "descaso" os alunos que precisam do Fies para continuar os estudos.

Pontos moeda