Geral

Vítima de explosão em navio-plataforma deixa hospital. Três ainda estão desaparecidas

Mais um funcionário do navio-plataforma Cidade de São Mateus teve alta hoje (20) do hospital, informou a assessoria de imprensa da BW Offshore

Navio explodiu no dia 11 de fevereiro  Foto: Divulgação

Mais um funcionário do navio-plataforma Cidade de São Mateus teve alta hoje (20) do hospital, informou a assessoria de imprensa da BW Offshore. Ainda permanecem três operários hospitalizados em hospitais. Plataforma do tipo FPSO - que produz, armazena e transfere óleo e gás -, o Cidade de São Mateus teve uma explosão no último dia 11, no litoral do Espírito Santo, quando morreram seis pessoas, três continuam desaparecidas.

Segundo a assessoria da BW, já foi concluída a instalação de tampas nas caixas de mar, que armazenam água para garantir o equilíbrio do navio. Com a explosão, ocorreram rombos nas caixas de mar e a água vazou para um compartimento conhecido como casa de bombas, que está sendo preparada para dar início à drenagem da água. O trabalho visa a garantir que a busca pelos desaparecidos ocorra de forma mais segura.

Veja as imagens da destruição do navio-plataforma!

Na última quarta-feira (11), uma explosão com o navio-plataforma, que fica na Bacia do Espírito Santo, deixou seis mortos, 26 feridos, dos quais 21 já deixaram os hospitais. Três trabalhadores seguem desaparecidos.

Enterro

No último sábado (14), foi enterrado em Laranjeiras, na Serra, Heleno Silva Castelo, de 31 anos, uma das vítimas do acidente. Heleno fez o último contato com a família momentos antes do acidente. A esposa recebeu a notícia da morte por telefone. Sobreviventes contaram para a família que a vítima estava longe da casa de bombas. Segundo o cunhado dele, o socorro às vítimas e a assistência às famílias deixou a desejar.

Desaparecidos

Além dos seis mortos confirmados até o momento, outras três pessoas continuam desaparecidasA procura pelas vítimas estão sendo feitas por dez homens do Corpo de Bombeiros e dois tripulantes da embarcação. Além disso, a Marinha do Brasil, informou por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), que enviou cerca de 400 homens, três navios e três aeronaves para reforçar as buscas pelos desaparecidos.

Explosão é a 3ª maior

A explosão do navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, localizado em Aracruz, ocorrida na quarta-feira (11), é o terceiro maior acidente desse tipo em plataformas da Petrobras. O maior ocorreu em 16 de agosto 1984 no poço 33 do campo de Enchova, na Bacia de Campos (RJ), quando morreram 37 pessoas e 23 ficaram feridas. O acidente começou quando houve um vazamento de gás de um poço que estava sendo perfurado. O vazamento provocou incêndios com chamas atingindo até 20 metros de altura e a queda da torre de perfuração.

Três vítimas ainda estão desaparecidas

Mais corpo, vítima da explosão do navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, foi encontrado nesta terça-feira. Com isso, sobe para seis o número de mortos no acidente. Ainda continuam as buscas por mais três pessoas que estão desaparecidas. Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa BW Offshore, o corpo já seguiu para o DML de Vitória, mas o nome da vítima não foi revelado.

O corpo foi encontrado durante o processo de instalação de tampas para conter as águas da caixa de mar, que serve para dar estabilidade para flutuação do navio. Na manhã de segunda-feira (16) o corpo da última vítima foi identificado, o indiano Edward Fernandes, 58 anos. O filho do indiano reconheceu o pai. O rapaz chegou a Vitória acompanhado de dois amigos e um tradutor para fazerem a liberação do corpo

Pontos moeda