Geral

Airbus A320 cai na França e mata 150 passageiros

Avião da companhia aérea GermanWings, do grupo Lufthansa, fazia a ligação entre Barcelona, na Espanha, e Dusseldorf, na Alemanha, quando emitiu aviso de desastre

Modelo de Airbus A320 semelhante ao que se envolveu no acidente desta terça Foto: Divulgação

Uma aeronave Airbus A320 da companhia aérea alemã GermanWings caiu no final da manhã desta terça-feira (24) na região dos alpes da França. O acidente deixou 148 mortos, dos quais 144 passageiros e seis tripulantes, segundo confirmou o presidente francês, François Hollande. 

Um aviso de desastre do Airbus que carregava a matrícula GWI 18G chegou a ser emitido pela aeronave às 10h47, segundo a Direção Geral de Aviação Civil (DGAC), que controla o tráfego aéreo no país.

O acidente aconteceu no departamento de Alpes-de-Haute-Provence, próximo à cidade de Digne, junto ao massivo de Três Bispos, em região montanhosa do sudeste da França. O voo avia partido do Terminal 2 do Aeroporto de Barcelona às 10h01, e deveria chegar às 11h25 em Dusseldorf.

"Havia 148 pessoas a bordo. As condições do acidente fazem crer que não há sobreviventes. Quero expressar às famílias das vítimas toda a nossa solidariedade. Não conhecemos ainda suas identidades", afirmou Hollande, que anunciou a montagem de uma célula interministerial de crise e a visita do ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, à região do acidente, para coordenar os esforços de investigação.

Hollande também conversará por telefone com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e se encontrará com o rei da Espanha, Felipe VI, que estava em visita oficial de Estado à Paris. "É uma nova tragédia, uma tragédia aérea, e queremos conhecer todas as causas do acidente", disse o presidente francês, fazendo alusão aos atentados cometidos na capital em janeiro. "Também queremos saber se não houve consequências no solo, uma região de difícil acesso. Saberemos melhor nas próximas horas."

Pontos moeda