Geral

Assassinato de Nemtsov pode ter sido gravado por câmeras de segurança

Redação Folha Vitória

Moscou - Nenhum suspeito do assassinado de Boris Nemtsov, feroz crítico do presidente russo Vladimir Putin que foi morto a tiros foi detido desde que o crime foi cometido, na sexta-feira, mas nesta segunda-feira surgiram relatos conflitantes a respeito de imagens de câmeras de segurança que poderiam ter gravado o assassinato.

Nemtsov foi morto na noite de sexta-feira numa ponte de Moscou, horas depois de ter concedido uma entrevista a uma rádio na qual denunciou a "política louca e agressiva" de Putin na Ucrânia. Segundo investigadores russos, Nemtsov caminhava para casa com uma mulher, quando foi alvejado quatro vezes por um homem, que escapou num carro de cor clara.

Não estava claro se imagens de circuitos fechados de televisão gravaram o assassinato, embora a área seja uma das mais seguras da capital russa.

O jornal russo Kommersant citou fonte anônimas do Ministério do Interior dizendo que não havia imagens de câmeras de segurança do assassinato porque os equipamentos em questão não estavam funcionando no momento do crime.

Porém, Yelena Novikova, porta-voz do departamento de tecnologia da informação de Moscou, que supervisiona as câmeras de vigilância da cidade, afirmou nesta segunda-feira que todas as câmeras "pertencentes à cidade" estavam operando devidamente na noite da morte de Nemtsov. Segundo ela, autoridades federais também possuem câmeras de vigilância nas proximidades do Kremlin que não estão sob o controle de sua organização.

O fracasso em descobrir imagens de câmeras de vigilância num lugar como o centro de Moscou aprofundou a frustração daqueles que apoiavam o líder opositor, muitos dos quais acreditam que o governo seja responsável pelo assassinato.

A única testemunha do crime é a ucraniana Anna Duritskaya, de 23 anos. Ela está sob guarda policial para interrogatório desde a manhã de sábado. Em entrevista concedida nesta segunda-feira ao canal russo Dozhd, ela afirmou não ter visto o homem que realizou o ataque.

"Não vi nada", disse ela. "Eu me virei e tudo o que vi foi um carro de cor clara. Não vi nem a marca nem as placas do carro quando ele se afastava."

Duritskaya disse conhecia Nemtsov havia três anos. Ela afirmou que foi interrogada exaustivamente pela polícia e que gostaria de sair do país, mas que os investigadores russos não permitem que ela deixe a Rússia.

Já a TV Center, emissora controlada pelo governo da cidade de Moscou, divulgou um vídeo de resolução muito ruim de uma de suas web câmeras, afirmando que as imagens mostram Nemtsov e Duritskaya pouco antes do assassinato.

No vídeo, gravado de uma grande distância, a emissora circula duas pessoas que diz serem Nemtsov e uma mulher andando pela ponte numa noite chuvosa. Um veículo, que a emissora identifica como um limpador de neve, move-se lentamente atrás do casal, obstruindo a visão dos disparos. A seguir, a emissora circula o que diz ser o supostos assassino entrando um carro que passava pelo local. A autenticidade do vídeo não pode ser confirmada de forma independente. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda