Geral

Espírito Santo pode adotar planos regionais de saúde, afirma secretário

Participam do encontro lideranças comunitárias, Ministério Público, Secretarias Municipais de Saúde, Prefeitos Municipais, Deputados Estaduais e Federais

As reuniões têm o objetivo de mobilizar os agentes de cada região Foto: Divulgação

Para dar início a construção dos Planos Regionais de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou, na tarde da última quarta-feira (11), a agenda de reuniões com representantes das regiões de saúde. Participam do encontro lideranças comunitárias, Ministério Público, Secretarias Municipais de Saúde, Prefeitos Municipais, Deputados Estaduais e Federais, entre outras representações da Região Metropolitana. O evento aconteceu no auditório da Escola Técnica do SUS (ETSUS), em Vitória. 

De acordo com a Sesa, as reuniões têm o objetivo de mobilizar os agentes de cada região para participarem do processo de construção do plano. Nessa oportunidade, o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, destacou que o centro do debate proporcionado pela reunião é a melhoria no atendimento à população de todo o Estado no que se refere à saúde.

"Estamos aqui para unir os esforços dos três níveis de governo. A solução deve ser coletiva. A gestão da saúde é complexa, por isso, devemos pensar na eficiência do gasto e na mobilização de todas as autoridades públicas", afirma.

Ele lembrou ainda que os encontros tenham como proposta demonstrar para a população que o setor da saúde é um modelo integrado, e, nesse sentido, necessita da participação dos atores de cada região para superar o conflito entre a falta de recurso e a garantia do direito do cidadão à saúde.

Durante o evento, os convidados da mesa de discussão puderam opinar sobre a integração para construir o Plano Regional de Saúde e explicar ações que já estão desenvolvendo. Participaram do debate o vice-governador do Estado, Cesár Colnago, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado, Andréia Passamani, Adalberto Dazzi, do Ministério Público e o chefe de divisão de convênios do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Bartolomeu Martins.

Também tiveram presença na mesa o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, José Antônio Almeida Pimentel; o Prefeito de Brejetuba representando todos os prefeitos, João do Carmos Dias; o coordenador das Comissões Intergestoras Regionais, Magnus Thezolin; o Deputado Estadual e presidente da Comisão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado, Hércules Silveira; o presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos, Luiz Nivaldo; o Conselheiro de Saúde, Antônio Carlos; e os deputados estaduais Sérgio Mageski e Gildevan Fernandes.

A Região Metropolitana de saúde compreende os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha, Vitória.

Nesta quinta-feira (12), o Secretário também terá um encontro com representantes da Região Sul, no Centro Universitário São Camilo, no município de Cachoeiro de Itapemirim. As reuniões terão continuidade na próxima semana na Região Central e Região Norte.

Agenda de reuniões:

Região Sul
Data: 12 de março de 2015 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Centro Universitário São Camilo (Campus I), Auditório Pe. Ângelo Brusco. Rua São Camilo de Lélis, nº 1, Bairro Paraíso, em Cachoeiro de Itapemirim.

Região Central
Data: 18 de março de 2015 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório da Escola Conde de Linhares. Rua Adamastor Salvador, nº 64, Centro, em Colatina (próximo à Rodoviária de Colatina, em frente a garagem do Supermercado Casagrande).

Região Norte
Data: 19 de março de 2015 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório da Faculdade Vale do Cricaré. Rua Humberto Almeida Franklin, nº 1, Bairro Universitário, em São Mateus.

Pontos moeda