Geral

Estiagem e calor extremo fazem incêndios aumentarem mais de 250% em 2015 no ES

De acordo com a Gerência de Estatística e Análise Criminal (Geac) do Corpo de Bombeiros, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 1049 incêndios no Espírito Santo

A grande estiagem, o calor escaldante no Espírito Santo, somado a atitudes mal educadas, favorecem o aumento vertiginoso no número de incêndios. Somente no Estado, o aumento no número de incêndios foi de mais de 250% somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, quando comparado ao mesmo período de 2014.

Em Domingos Martins, incêndio devastou área equivalente a 200 campos de futebol Foto: Arquivo/Divulgação/Governo

De acordo com a Gerência de Estatística e Análise Criminal (Geac) do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 1049 incêndios no Estado, enquanto que em 2014 o número foi de 397.

Para o capitão do Corpo de Bombeiros, Daniel Zandonadi, a estiagem e o calor é um agravante, mas o principal causador das queimadas é a ação humana. “Mais de 90% das queimadas são provocadas por ação humana. É quando um agricultor queima o pasto e o fogo sai do controle, morador que queima lixo... A falta de conscientização das pessoas é o principal agravante”, conta Zandonadi.

Ainda de acordo com o Geac, os municípios capixabas onde há maior número de registros de queimadas são Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Novamente, o fator humano é o determinante nas ocorrências.

“É difícil precisar os motivos exatos que fazem com que esses municípios tenham maior número de registros. Mas nas cidades do interior têm muita gente que queima pasto e lixo, e com o calor e estiagem, o fogo se espalha muito mais rápido e acaba saindo do controle”, afirma Zandonadi.

Para tentar diminuir o número de incêndios, os bombeiros têm a esperança de contar com o bom senso da população. “Nós tivemos reuniões com o Instituto Estadual de Meio Ambiente para tratar de ações de conscientização da população. Acredito que essa é a chave para diminuirmos esse número de queimadas”, completou Zandonadi.

Queimadas só com autorização

Queimadas de pasto são comuns no Espírito Santo e podem causar grandes incêndios Foto: Divulgação/Ibama

No interior do Estado chega a ser comum a queima desenfreada de pastos por agricultores. Mas nem todos sabem que esse tipo de queimada é um crime ambiental. A pena para é de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.

No Espírito Santo, o agricultor que planeja realizar uma queimada em pasto, deve pedir a autorização ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). “Para a queima ser legal e não haver riscos para o agricultor nem de o fogo sair do controle, existe uma série de medidas que devem ser tomadas, além da autorização do Idaf”, diz o capitão do Corpo de Bombeiros Daniel Zandonadi.

Por que na estiagem há mais casos de incêndio

Tempo e vegetação secos e os ventos ajudam a fazer com que o fogo se alastre mais rapidamente Foto: Reprodução

A baixa umidade relativa do ar, vegetação seca e fortes ventos, são os componentes “perfeitos” para um incêndio fora de controle. Os casos de incêndios aumentam consideravelmente no período mais seco e quente do ano. Em outros Estados do Brasil, a estatística se repete. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, atingiram o maior número de registros desde 1998, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Passando por um dos verões mais quentes da história, a Austrália registrou um dos maiores incêndios já registrados, em janeiro deste ano. 26 casas foram destruídas ou ficaram seriamente danificadas no incêndio que durou dias.

Incêndios no ES

Os incêndios registrados em Domingos Martins, Viana e Jaguaré, foram os maiores Fotos: Divulgação/PM/PMA

>> 12 de janeiro: um incêndio atingiu uma área florestal nativa equivalente a 18 campos de futebol, no distrito de Fátima, no município de Jaguaré, na região Norte do Espírito Santo. O motivo das chamas teria sido um morador que teria ateado fogo em uma plantação. 40 homens do Corpo de Bombeiros combateram as chamas.

>> 25 de janeiro: em Domingos Martins, na região Serrana, uma equipe formada por 60 homens do Corpo de Bombeiros demoraram dias para extinguir as chamas de um incêndio que devastou um parque do município. O fogo devastou mais de 100 campos de futebol, de acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

>> 2 de março: em Viana, na Grande Vitória, um incêndio atingiu uma área residencial e casas precisaram ser evacuadas. A área queimada chegou ao equivalente a 20 campos de futebol, segundo os bombeiros. O fogo por pouco não atingiu várias casas.

Pontos moeda