Geral

Golfinho é encontrado morto em praia do litoral de Aracruz

Segundo oceanógrafo, o mamífero tem 2,17 metros. Animal foi encontrado em avançado estado de decomposição nesta quinta-feira (18). Só hoje foram encontrados outros três golfinhos mortos

Não há suspeita do que pode ter causado a morte do golfinho Foto: Reprodução/Facebook/ Lorrayne Carla​

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Putiri, em Aracruz. O animal foi achado por banhistas em avançado estágio de decomposição na tarde desta quarta-feira (18). 

De acordo com o CTA – Serviços em Meio Ambiente, o golfinho era um macho de 2,30 metros de comprimento da espécie Sotalia guianense. Chamado de “golfinho comum”, estes animais são vistos com mais freqüência na costa no Espírito Santo. 

Para o Oceanógrafo e gerente de projetos do CTA, Bruno Berger, ainda não é possível saber a causa da morte do mamífero, porém, mortes por pesca com rede de espera acontecem diariamente.

“A maior parte das causas de morte são a pesca, mas essa é uma realidade que a gente tem nas praias do Estado”, justificou. Bruno ainda reforçou que os pescadores precisam da pesca para sobreviver, mas há um desequilíbrio entre os dois.

“Para que possam coexistir sem causar prejuízo à pesca, os golfinhos precisam ser melhor entendidos”, completou. 

Só nesta quarta-feira foram encontrados outros três golfinhos mortos de diferentes espécies na praia de Guriri, São Mateus; em Búzios e Rio das Ostras, Rio de Janeiro. Para Bruno, as mortes são por diferentes causas e não se relacionam. 

O animal foi retirado pelo CTA em conjunto com “Instituto Orca” e “Estudo Baleia Jubarte” e encaminhado para a necropsia.

Pontos moeda