Geral

Irã e EUA se reúnem para discutir acordo nuclear em meio às críticas de Israel

Redação Folha Vitória

Montreux - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammed Javad Zarif, encontraram-se nesta segunda-feira na cidade de Montreux, na Suíça, para a sexta rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano neste ano. Os líderes esperam que até o fim de março se chegue a um esboço de acordo que possa impedir o desenvolvimento de armas nucleares no Irã em troca do fim das sanções impostas ao país.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se opõe fortemente a um acordo e pretende fazer um discurso no Congresso norte-americano amanhã sobre o tema. O governo dos Estados Unidos tentou atenuar as críticas hoje e reiterou seu compromisso com a segurança de Israel.

Em Genebra, Kerry defendeu Israel no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas(ONU), prometendo que os Estados Unidos continuarão se opondo a ações anti-Israel. Samantha Power, enviada dos Estados Unidos à ONU, fez discurso semelhante em Washington ao Comitê de Relações entre Estados Unidos e Israel hoje.

Kerry ainda disse que os Estados Unidos nunca irão permitir que o Irã desenvolva uma bomba atômica. E insistiu, alfinetando Netanyahu, que as críticas a um possível acordo eram erradas e ele não deveria falar publicamente sobre detalhes de uma negociação em andamento, o que, segundo autoridades israelenses, Netanyahu pode fazer em seu discurso.

"Nesse momento, não existe nenhum acordo, não existe nenhum pré-acordo. Se o Irã não tomar as difíceis decisões que terá de tomar, não haverá um acordo. Nada está acertado até que tudo esteja acertado.Essa é a regra para que a negociação aconteça, e se alguém falar qualquer outra coisa está simplesmente desinformado", declarou em uma coletiva de imprensa em Genebra.

As negociações em Montreux devem seguir até quarta-feira e estarão ocorrendo quando Netanyahu discursar no Congresso norte-americano. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda