Geral

Para diminuir problemas com chuva, Vila Velha inaugura primeira estação de bombeamento

As bombas da Estação terão a capacidade de lançar até 21,5 milhões de litros por hora do Canal de Guaranhuns para o Rio Jucu, minimizando o problema dos alagamentos

A estação vai beneficiar 10 bairros e mais de 60 mil pessoas no período das fortes chuvas Foto: Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura de Vila Velha entregou na manhã desta quinta-feira (05), a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais da Bacia do Canal Guaranhuns Elmo Dall’Orto. Localizada às margens da Rodovia do Sol, logo na entrada da estrada do Dique do Canal Guaranhuns, a estação de bombeamento é a primeira grande intervenção relacionada ao combate aos alagamentos desde meados dos anos 60, quando da construção do próprio dique. 

As sete bombas da Estação terão a capacidade de lançar até 21,5 milhões de litros por hora do Canal de Guaranhuns para o Rio Jucu, minimizando o problema histórico dos alagamentos nas regiões próximas ao canal, como os bairros Jockey, Darly Santos, Pontal das Garças e Araçás.

As bombas serão acionadas conforme o volume de água no Canal, podendo ser acionada uma ou as sete ao mesmo tempo. Também no Canal de Guaranhuns, a prefeitura reformou as comportas, que impedem que as águas do Jucu voltem para o canal, em casos, por exemplo, de cheias de marés. 

“Esta entrega é um marco histórico no combate às consequências das fortes chuvas em Vila Velha, uma cidade com diversas regiões abaixo do nível do mar. O investimento de mais de quatro milhões de reais vai beneficiar diretamente 10 bairros e mais de 60 mil pessoas”, informou o prefeito Rodney Miranda.

Homenagem

O nome da Estação é uma homenagem ao engenheiro civil Elmo Luiz Campo Dall’Orto, falecido no dia 8 de janeiro de 2013, aos 76 anos. Foi professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e integrante da equipe do antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOS) e atuou durante anos na área de saneamento, meio ambiente e recursos hídricos.

Outros investimentos

A Estação de Bombeamento faz parte de uma serie de investimento de aproximadamente R$ 100 milhões em ações para diminuir os impactos das fortes chuvas em Vila Velha, como a abertura da foz, derrocagem de 1.100 toneladas de rochas e dragagem do Canal da Costa; macrodrenagem da bacia do Canal do Congo – desobstrução, construção de galerias, implantação de manilhas, etc; dragagem de 23 Km das bacias; ciclo de limpeza dos canais; entre outas diversas iniciativas.

Pontos moeda