Geral

Primeiro-ministro francês enaltece derrota da extrema direita em eleição local

Redação Folha Vitória

Paris - O primeiro-ministro da França Manuel Valls enalteceu a derrota do partido Frente Nacional, de extrema direita, no primeiro turno das eleições locais, ao mesmo tempo em que minimizou o significado da terceira colocação conquistada por sua própria legenda, o Partido Socialista.

A Frente Nacional ficou na segunda colocação da eleição realizada no domingo, com 25% dos votos, atrás ao conservador União por um Movimento Popular (UMP) e seus aliados, que conseguiram 29%. Os socialistas e seus aliados obtiveram 21,5%, segundo resultados oficiais do Ministério do Interior.

Em declarações feitas nesta segunda-feira à rádio RTL, Valls disse estar "satisfeito, de alguma forma" em observar que o apoio à Frente Nacional não foi tão alto como esperado.

Ele pediu a todos os candidatos de esquerda, dentre eles comunistas e ambientalistas, que se unam aos socialistas para o segundo turno, que acontece no próximo domingo.

"Vamos continuar a lutar contra a Frente Nacional, de Marine Le Pen", disse Valls.

O Partido Socialista, o presidente François Hollande, cuja popularidade caiu muito depois do fracasso do governo em recuperar a economia da França, vem perdendo todas as eleições desde a chegada do presidente do cargo, em 2012.

Os resultados significam que o segundo turno será uma disputa entre o UMP e a Frente Nacional. Nos lugares onde os candidatos socialistas foram eliminados - cerca de um quarto dos locais onde haverá segundo turno - Valls pediu que os eleitores escolham qualquer um que concorra com o candidato da Frente Nacional.

Já o ex-presidente Nicolas Sarkozy, líder do UMP, pediu a seus partidários que se abstenham de votar em locais onde não houver um candidato conservador. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda