Geral

Protesto contra Dilma e contra a corrupção reúne mais de 100 mil capixabas insatisfeitos em Vitória

O protesto foi planejado pelas redes sociais. Ao longo da semana, trabalhadores, estudantes, membros da sociedade civil organizada e políticos publicaram mensagens convocando a população

O ato reuniu mais de 100 mil pessoas na Praça do Papa, segundo a polícia Foto: ​Everton Nunes

Mais de 100 mil manifestantes, segundo dados da Polícia Militar, foram às ruas da Grande Vitória, neste domingo (15), para protestar contra o governo, contra Dilma e contra a corrupção. O ato durou cerca de quatro horas.

Confira como foi a manifestação em tempo real

Em Vitória, a concentração teve início por volta das 15 horas, na Praça do Papa, e na Reta da Penha, em frente à sede da Petrobras.

Manifestantes saíram de Vila Velha pela 3ª Ponte Foto: ​Everton Nunes

Em Vila Velha, um grupo saiu da Praia da Costa e seguiu para a Praça do Papa pela Terceira Ponte, que teve as pistas liberadas para os pedestres e cabines de pedágio lacradas. Enquanto desciam, os manifestantes entoavam o seguinte coro: “eu sou brasileiro, com muito orgulho, muito amor”. 

Veja a galeria de fotos completa!

A ponte foi completamente tomada pelo público. Contudo, a Central de Videomonitoramento, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e a Rodosol não confirmaram o número total de pessoas que passaram pelo local.

Na Praça do Papa, às 17h35, a Sesp já contabilizava 50 mil pessoas, que coloriram o local com camisas amarelas, brancas e azuis representando as cores da bandeira brasileira. Diversos cartazes com as frases “#ForaDilma” e “#ForaPT” eram exibidas.

Por volta das 17h40, o grupo que estava concentrado na sede da Petrobras seguiu em passeata até a Praça do Papa, onde a houve a unificação do ato. No local, um trio elétrico acompanhava a população.

Por volta das 18h30, o trânsito na Reta da Penha foi liberado. No mesmo horário, o número de manifestantes chegava a 100 mil nas imediações da Praça do Papa, segundo a Polícia Militar. No entanto, parte do grupo dispersava-se e alguns retornavam para Vila Velha pela Terceira Ponte.

Vídeos exclusivos mostram manifestação na Terceira Ponte e Praça do Papa

Protesto foi realizado também em frente à sede da Petrobras Foto: Pedro Lucas/Utilidade Capixaba

O protesto foi planejado por meio das redes sociais. Ao longo de toda a semana, trabalhadores, estudantes, membros da sociedade civil organizada, e até políticos capixabas contrários à presidente Dilma publicaram vídeos e mensagens convocando a população.

Veja a situação dos protestos em todo o país!

Tanto em Vitória quanto em Vila Velha, os manifestantes foram acompanhados pela Polícia Militar e Guarda Municipal, que não registraram apreensões nem atos de vandalismo.

Protestos no interior do Estado

No interior do Estado também foram registrados protestos. No final da manhã, a BR 262, em Domingos Martins foi interditada. 

Já em Colatina, na região Noroeste do Estado, centenas de manifestantes percorreram a ponte Florentino Avidos, a principal da cidade.

Em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, moradores também foram às ruas.

Em Guarapari, um grupo saiu do Centro em direção à Praia do Morro.

Pontos moeda