Geral

Tribunal de Justiça fecha mais cedo devido a manifestação em Vitória

As repartições do TJES, localizadas em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana, vão encerrar o expediente mais cedo, às 15 horas. Já o comércio funciona normalmente

O expediente no TJES terminará mais cedo Foto: Divulgação

Em decorrência da manifestação promovida por centrais sindicais, a partir das 16 horas, desta sexta-feira (13), em Vitória, as repartições do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana, vão encerrar o expediente mais cedo, às 15 horas.

O comércio na Grande Vitória, porém, funcionará normalmente, de acordo com a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), 3.820 entidades em 27 capitais, com fretamento de ônibus, distribuição de faixas, cartazes e camisetas a cargo dos sindicatos, foram disponibilizados.

Veja a agenda de manifestações para o final de semana!

A CUT ressalta que não conta com a ajuda de empresas para custear o evento. Para isso, serão usados recursos da entidade. Cerca de 80% do caixa da central, tal qual das demais centrais, é formado pelo repasse do imposto sindical pelo governo. Apesar de ser a única entre todas as seis centrais beneficiadas pelo dinheiro a declarar-se contrária ao imposto sindical, a CUT embolsou mais de R$ 52 milhões do governo no ano passado. Em alguns Estados, o movimento recebe apoio de partidos como o PT, PC do B e PSOL.

No Espírito Santo, várias centrais sindicais, o Fórum Campo Cidade, União Nacional dos Estudantes (UNE) e outras representações estudantis e profissionais liberais estão convocando a população para uma manifestação em prol da Petrobras, pelo fim do financiamento privado de campanha em uma esperada reforma política e o respeito a direitos de trabalhadores e pensionistas. A concentração será às 16 horas, na Ufes. Depois, o protesto seguirá pela avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha), até a sede da Petrobras.

Pontos moeda