Geral

Turquia detém britânica que estaria indo para Síria juntar-se ao Estado Islâmico

Redação Folha Vitória

Istambul - Autoridades da Turquia detiveram uma britânica de 21 anos, suspeita de tentar viajar para o território ocupado pelo Estado Islâmico na Síria, informaram funcionários do governo turco.

A mulher, identificada pelas iniciais J.N.H., foi detida num terminal rodoviário em Ancara na noite de segunda-feira e está sob custódia até sua audiência de deportação. Uma das fontes turcas disse que as autoridades a detiveram com base em informações de inteligência e que não receberam pistas das autoridades britânicas.

Os funcionários turcos disseram que a correspondência e as imagens do telefone celular da mulher indicam que ela pretendia se dirigir ao território do Estado Islâmico. As duas fontes falaram em condição de anonimato.

A mulher faz parte de um grupo de jovens britânicos que tem viajado para a Turquia com o suposto objetivo de seguir para a Síria.

Na semana passada, três adolescentes britânicos foram detidos pelas autoridades turcas após chegarem à Espanha. O grupo foi deportado para o Reino Unido.

No mês passado, três garotas britânicas, identificadas pelas autoridades como Shamima Begum, de 15 anos, Kadiza Sultana, de 16, e Amira Abase, também de 15, viajaram do Reino Unido para a Turquia, de onde, acredita-se, cruzaram a fronteira com a Síria. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda