Geral

Vai preparar a torta capixaba? Vendas de palmito em Vitória começam nesta quarta-feira

Em Vila Velha, a venda já começou e está concentrada em um único ponto na cidade, próximo à Rodovia Darly Santos, no trecho entre o bairro Novo México e o viaduto

Consumidores poderão comprar palmito às margens da avenida Dário Lourenço Foto: Divulgação/Prefeitura

Faltando pouco mais de uma semana para a Páscoa, é hora de garantir os ingredientes da tradicional torta capixaba, prato imprescindível na Semana Santa. O palmito, um dos itens necessários, começou a ser vendido em pontos da Grande Vitória.

Em Vila Velha, a venda já começou e está concentrada em um único ponto na cidade, próximo à Rodovia Darly Santos, no trecho entre o bairro Novo México e o viaduto. O local conta com banheiros químicos e espaço adequado para a descarga do palmito. A área ainda será monitorada pelas equipes de fiscalização, que vão checar a procedência do produto, à medida que as cargas forem chegando.

De acordo com a prefeitura, a venda do talo também está autorizada nas feiras livres da cidade. Aqueles que descumprirem a determinação e insistirem em vender palmito em outros locais terão seu produto apreendido. Fiscais da Coordenação de Posturas estão circulando pelos pontos onde a venda ocorreu, no mesmo período do ano passado, a fim de orientar os comerciantes.

Em Vitória, a venda de palmito começa na quarta-feira (24), na avenida Dário Lourenço, em Mário Cypreste, próximo ao Sambão do Povo. O ponto já é tradicional entre os cidadãos que buscam o produto na época do feriado santo. 

Ao todo, 12 vendedores estarão disponíveis das 9 às 18 horas até o dia 2 de abril na capital.  Fiscais de postura da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) irão organizar os comerciantes no espaço previamente demarcado. Os trabalhadores foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre).

Ainda darão apoio à venda as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), Segurança Urbana (Semsu)e  Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). Haverá espaço ainda para que caminhões que vendem o produto estacionem em vagas específicas.

Pontos moeda