Geral

Verão acaba nesta sexta-feira. Veja como será a previsão do tempo para o outono no Estado

O outono no Espírito Santo deve ser de temperaturas um pouco acima do esperado para a estação e com poucas possibilidades de chuva. As informações são do Instituto Climatempo

Pedra Azul, em Domingos Martins, na região Serrana, é destaque pelo "friozinho" Foto: Divulgação/Prefeitura

O outono começa exatamente as 19h45 da próxima sexta-feira (20) no Brasil. Mas para quem espera um clima de friozinho com chuva, pode desistir. Isso porque o outono no Espírito Santo deve ser de temperaturas um pouco acima do esperado para a estação e com poucas possibilidades de chuva. As informações são do Instituto Climatempo.

"Ainda pode chover no mês de abril, mas a partir de maio o tempo deve secar bastante e a expectativa é de predomínio de ar seco no Espírito Santo. Junho também será seco", afirma o meteorologista Alexandre Nascimento.

Mas o fato de o clima ficar mais ameno e seco não é novidade. Na verdade é o que se espera do outono e também do inverno. O verão atípico com temperaturas ultrapassando os 40º C e com uma forte estiagem, fez com que o Espírito Santo sofresse com a maior seca nos últimos 40 anos.

Para o mês de abril, a frequência e o volume de chuva diminuem em quase todo o país, com exceção do Sul, onde a chuva aumenta. No Estado, a temperatura fica de normal a acima da média.

Maio pode ser o mês mais frio do ano no Espírito Santo. As frentes frias avançam fortes pelo Sul do país e pelo menos três delas devem chegar a região Sudeste provocando um pouco de chuva e queda de temperatura.

Já no mês de junho, quando começa o inverno, a sensação térmica de frio ficará restrita às noites, madrugadas e começos da manhã nos Estados do Sudeste.

Com pouca chuva, a preocupação com relação às chuvas no Estado deve continuar, já que os níveis dos rios que abastecem municípios capixabas podem diminuir ainda mais, já que os rios e bacias já começaram o período seco do ano com níveis baixos.

Pontos moeda