Geral

Alunos de Vitória vão passar por exames para diagnóstico de tracoma

O tracoma é uma doença dos olhos causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. O tratamento é fácil e, se não for realizado, pode prejudicar a visão e causar cegueira

Alunos do bairro São Pedro vão passar por exames para o diagnóstico de tracoma Foto: Divulgação/Prefeitura

Olhos vermelhos e irritados podem ser sinais e sintomas de uma doença chamada tracoma. Ela ocorre, principalmente, em crianças com idade até 10 anos e pode ser transmitida de forma direta, de olho para olho, ou através de objetos contaminados como canetas, lápis ou borrachas.

Atenta ao problema, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vitória inicia nesta terça-feira (28) um ciclo de visitas nas escolas da Grande São Pedro para orientações de prevenção aos educadores e exames para diagnóstico da doença nos alunos. As visitas continuarão nos dias 5 e 12 de maio, com o apoio dos profissionais de saúde da Unidade de Saúde Ilha das Caieiras.

O tracoma é uma doença dos olhos causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. O tratamento é fácil e, se não for realizado, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Outros sinais e sintomas são secreção e intolerância a luz, mas, em muitos casos, a doença pode não apresentar sintomas.

A transmissão ocorre mais facilmente em ambientes coletivos, como escolas e creches, e também por meio de contato em roupas de cama, lenços, toalhas de rosto e banho contaminadas.

As medidas de prevenção são simples para impedir o contágio. Recomenda-se lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçar os olhos e também não usar toalhas ou lenços de outras pessoas.

Pontos moeda