Geral

Após 10 meses de racionamento, Itu, SP, vê conta aumentar 33%

Redação Folha Vitória

Sorocaba - Depois de ter amargado dez meses de racionamento drástico, os 163 mil moradores de Itu, na região de Sorocaba (SP), foram surpreendidos com o anúncio de um reajuste de 33% na conta de água. A tarifa de menor consumo, para quem gasta até 10 mil litros por mês, passa de 24,70 para 33 reais.

O reajuste afeta os 54 mil domicílios residenciais, comerciais e industriais atendidos pela concessionária Águas de Itu no município, mas a prefeitura já quer rever o aumento. Associações de moradores alegam que a cidade ainda está sob risco de ficar sem água, pois a obra prevista para ampliar o abastecimento não ficou pronta.

A construção de uma adutora para captar 280 litros de água por segundo nos ribeirões Mombaça e Pau-D'Alho deveria ter sido concluída em janeiro. A previsão é de que o sistema fique pronto apenas em junho. Nesta quarta-feira, 15, as represas que abastecem a cidade estão cheias, mas a manutenção do volume de água depende das chuvas que já estão escassas.

A concessionária afirmou que o reajuste visa a restabelecer o equilíbrio financeiro do contrato, já que o aumento previsto em contrato no ano passado não foi aplicado. No ano anterior também havia ocorrido uma defasagem nos custos do serviço de água. Já a prefeitura informou em nota que o reajuste ainda não está valendo.

Segundo a nota, o pedido de reajuste na tarifa foi apresentado pela concessionária na tarde de terça-feira, 14, e ainda está sob análise da agência reguladora municipal e da prefeitura. No ano passado, ainda segundo a nota, por conta da estiagem severa e problemas no abastecimento, o reajuste previsto em contrato não foi aplicado.

Pontos moeda