Geral

Arcebispo de Brasília é eleito novo presidente da CNBB

Dom Sérgio da Rocha nasceu em 1959 no município de Dobrada, interior de São Paulo. Foi ordenado presbítero na matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, em 1984

Redação Folha Vitória
Dom Sérgio é arcebispo de Brasília e novo presidente da CNBB Foto: Divulgação

O arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, foi eleito nesta segunda-feira, 20, como o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para um mandato de quatro anos. Ele foi escolhido após receber 215 votos, superando a proporção de dois terços necessários para a eleição. O arcebispo substituirá o cardeal d. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida.

Dom Sérgio da Rocha nasceu em 1959 no município de Dobrada, interior de São Paulo. Foi ordenado presbítero na matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, em São Paulo, em 1984. Depois da sua nomeação como bispo, em 2001 pelo papa João Paulo II, foi designado como auxiliar em Fortaleza, no Ceará, tendo a sua ordenação episcopal em agosto do mesmo ano na Catedral de São Carlos (SP).

Em janeiro de 2007, o papa Bento XVI o nomeou como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina, Piauí. Quatro anos depois, foi nomeado por Bento XVI como arcebispo metropolitano de Brasília.

O novo presidente estudou filosofia no Seminário de São Carlos e Teologia na Pontifícia Universidade de Campinas, ambos em São Paulo. O arcebispo é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Pontos moeda