Geral

Cariacica Mais Cidadã: moradores do bairro Alice Coutinho têm acesso a serviços gratuitos

Teste de HIV e glicemia, brincadeiras para as crianças, biblioteca, futebol, aula de zumba, orientações jurídicas e do Procon foram algumas das ações do Cariacica Mais Cidadã

Manhã de cidadania, lazer, prestação de serviço e cuidados com a saúde durante o Cariacica Mais Cidadã, realizado na Praça do bairro Alice Coutinho, neste sábado (18). Milhares de moradores tiveram acesso, das 8h às 14h, a serviços gratuitos como encaminhamento ao emprego, atendimento médico, jurídico, orientação sobre direitos do consumidor, além de atividades de recreação e educação para crianças.

O evento marcou a inauguração da pracinha do bairro Alice Coutinho, que possui quadra de esportes, parquinho e área de convivência. A estimativa da Prefeitura de Cariacica é de que cerca de cinco mil pessoas tenham sido beneficiadas com os mais de 30 serviços oferecidos por oito secretarias municipais.

Veja a galeria de fotos. Clique aqui.

O prefeito da cidade, Geraldo Luzia Junior, o Juninho, acompanhou durante toda a manhã a realização do evento e ressaltou a importância de ações de cidadania como essa e disse que, além da praça Alice Coutinho, outros quatro bairros vão receber a estrutura de praças. "O Cariacica Mais Cidadã é uma forma de levar conhecimento e informação concentrados para milhares de cidadãos. Juntamos serviços de diversas áreas que, às vezes, as pessoas não conhecem e que é um direito gratuito, em uma área preparada para acolhermos a todos”, avalia o prefeito.

A maior procura foi por serviços de encaminhamento ao emprego Foto: Daniela Künsch

Encaminhamento ao emprego
Uma das tendas que registrou o maior número de atendimentos durante toda a manhã foi a de encaminhamento ao emprego. Apenas na primeira hora após o início da ação, cerca de 50 pessoas já haviam sido orientadas sobre as vagas de emprego e estágio disponíveis. O pedreiro Paulo Rodrigues de Souza, 62 anos, morador do bairro Nova Rosa da Penha, está desempregado há um ano e seis meses e foi até o local buscar ajuda para encontrar uma oportunidade de trabalho na área de construção civil. "Sou pai de sete filhos e não me acostumo ficar parado, por isso, depois que ouvi no Balanço Geral que aqui eu podia encontrar ajuda eu saí de casa e vim".

O jovem Álvaro Paulo de Melo Rezende, de 19 anos, saiu do Cariacica Mais Cidadã com uma entrevista de emprego garantida. "Vim para arrumar um emprego sem experiência e recebi aqui uma carta de encaminhamento para uma vaga de auxiliar de operações em uma empresa aqui de Cariacica". Apesar de ser morador de outro bairro, Campo Verde, ele disse que não precisou madrugar em uma fila para ter a oportunidade na bairro Alice Coutinho. "Cheguei aqui às 7 horas, peguei a senha e não precisei enfrentar fila".
 

O teste rápido de HIV apresentava o resultado em 10 minutos Foto: Daniela Künsch

Teste rápido de HIV, de glicose e medição de pressão
A unidade de saúde montada no local também foi uma das mais movimentadas durante toda a manhã. Em apenas 1h30 de atendimento, cerca de 60 testes de HIV, com resultados que saem em até 10 minutos foram realizados. Para aferição de taxa de glicose e medição de pressão, a estimativa é de que mais de 1 mil pessoas tenham sido atendidas durante toda a manhã.

De acordo com a supervisora da unidade de saúde de Cariacica Sede, Rosane de Amorim Pina, a maior parte das pessoas atendidas apresentavam taxas altas de pressão e glicose. "Após o teste, nós orientamos os moradores que apresentaram alterações nos exames a procurarem um clínico geral para fazerem acompanhamento nas unidades de saúde do município de Cariacica", informou.

Graças ao acesso aos exames, um dos moradores precisou ser encaminhado imediatamente para o Pronto-Atendimento, pois tanto a pressão quanto a taxa de glicose estavam altas.

Valdecira e Anália ganharam mudas de plantas Foto: Daniela Künsch

Doação de mudas de plantas
Cerca de 500 mudas de cinco espécies de plantas de jardinagem foram doadas para a população. De acordo com o coordenador administrativo de praças e logradouros, Sebastião do Nascimento, as espécies são produzidas em um horto mantido pela Prefeitura de Cariacica, que tem capacidade de produção de 2 mil unidades por mês.

A dona de casa Anália Donato, de 85 anos, saiu de Campo Grande para participar da ação de cidadania e saiu com as mãos cheias de plantas. Já a cuidadora de idosos Valdecira da Silva, 62 anos, moradora do bairro Prolar, foi até o evento procurar emprego e, como não conseguiu ser encaminhada para nenhuma vaga, não quis sair de mãos abanando. "Vim pegar uma plantinha para o meu jardim de casa e gostei muito disso aqui. Seria bom se a prefeitura fizesse de três em três meses.
 

Cariacica possui 33 pontos de encostas mapeados com riscos de desmoronamentos. Por isso, a Defesa Civil deu orientações à população. Foto: Daniela Künsch

Orientações da Defesa Civil sobre alagamentos
Os moradores de Alice Coutinho e bairros vizinhos também puderam registrar ocorrências de locais com riscos de alagamentos e desmoronamentos em um stand montado pela Defesa Civil de Cariacica. De acordo com o coronel Daroz, chefe da defesa civil da cidade, durante a ação de cidadania foram registradas 12 denúncias.

Segundo Daroz, dos 100 bairros de Cariacica, 40 possuem áreas de risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Ao todo, já foram mapeados 33 pontos de encostas – sendo 23 de alto risco - com risco de deslizamento e 71 trechos de alagamentos. A Prefeitura de Cariacica já conseguiu proteger 19 locais com a Geomanta, um produto aplicado sobre encostas e barrancos que evita a infiltração da água.

O coordenador operacional da Defesa Civil de Cariacica, Alexandre Ribeiro, disse que o objetivo da ação no Cariacica Mais Cidadã era o de informar as medidas que cada cidadão deve tomar para contribuir as catástrofes provocadas pelas chuvas no Espírito Santo. “Se a gente mantiver atitudes simples podemos diminuir a violência das catástrofes. Cariacica é o município pioneiro em contenção de encostas no Espírito Santo graças ao nosso Plano de Contingência e de Prevenção de Risco”.

A Defesa Civil da Cariacica disponibiliza quatro telefones plantão: 3346-6111 | 199| 98831-6000 | 193.

Balanço Geral ao vivo em Alice Coutinho
Durante todo o evento Cariacica Mais Cidadã, as equipes de reportagens do Balanço Geral/TV Vitória acompanharam a movimentação dos moradores dando voz à comunidade de Alice Coutinho. O programa, comandado pelo apresentador Amaro Neto e pelo jornalista Douglas Camargo, foi transmitido ao vivo diretamente do bairro.

Pontos moeda