Geral

Criança de 1 ano cai dentro de piscina e é resgatada por policial militar em Vila Velha

A pequena Ághata se desequilibrou na escada do segundo andar da residência e foi parar dentro da piscina, onde ficou debaixo d'água por mais de três minutos

Piscina onde a criança caiu fica no quintal da casa Foto: TV Vitória

Uma criança de apenas um ano e quatro meses foi salva por um soldado da Polícia Militar, após cair na piscina do quintal de casa, no bairro Barramares, em Vila Velha. Segundo a polícia, a pequena Ágatha se desequilibrou na escada do segundo andar da residência e foi parar dentro da piscina, onde ficou debaixo d'água por mais de três minutos.

A menina estava com os pais pouco antes do incidente, ocorrido no final da manhã desta terça-feira (14), e saiu de perto deles sem que eles percebessem. Quando a dona de casa Aparecida de Souza e o pedreiro Odair da Silva deram falta da criança, ela já estava boiando na água, de barriga para baixo. Ághata havia caído de uma altura de cerca de quatro metros.

"Agora eu estou tranquilo porque ela está bem. Mas na hora eu não vi nada. Cheguei e vi a neném igual um boneco dentro da água, boiando. Corri, peguei ela e saiu muita água da boca", contou o pai.

A pequena Ághata caiu de uma altura de quatro metros e foi parar dentro da piscina de casa Foto: Reprodução

Desesperados os pais da criança pediram socorro a quem passava próximo ao local. "Quando eu vi ela naquele estado, toda roxinha, me deu medo. Eu não conseguia encostar nela. Quem pegou ela no colo foi meu marido", lembrou a mãe.

Duas viaturas da Polícia Militar, que faziam patrulhamento no bairro, chegaram menos de cinco minutos depois. Vizinhos ouviram os gritos do casal e correram para ver o que havia acontecido.

"Quando eu cheguei lá, vi a neném no colo, toda molinha e eles [os pais] estavam sem ação. Aí eu gritei para fazerem respiração boca a boca na neném. Peguei ela, tirei a roupinha, fiz massagem no peito e soprei a boquinha dela umas duas vezes. Ela estava desfalecida. Daí começou a sair água do nariz dela, gritei para chamarem o Samu e logo depois veio uma viatura", contou a dona de casa Mariene Ramos, vizinha da família.

Dentro de uma das viaturas estava o soldado Cerqueira, ex-salva vidas do município de Vila Velha. Foi ele quem realizou o resgate e reanimou a criança.

Pai da criança abraça e agradece ao policial, na porta do hospital, por salvar a vida da filha Foto: TV Vitória

"Eu não sabia do que se tratava. Quando eu cheguei ao local e vi que era um afogamento, comecei a realizar os procedimentos de primeiros socorros. Fui fazendo a respiração, mas a criança não voltava. Comecei a insuflar, até que ela deu uma resposta. O batimento dela estava bem fraquinho e eu vi que ela tinha voltado. Falaram para chamar o Samu e Corpo de Bombeiros e eu disse que não daria tempo. Entrei na viatura e prossegui para o hospital", contou o policial.

Na unidade de saúde, em Coqueiral de Itaparica, a menina foi atendida por médicos e se recuperou. Para os pais da criança, o policial é um verdadeiro herói. Ele, no entanto, alega que só cumpriu sua função.

"Não é questão de ser herói. Eu só fico grato. Tenho que agradecer à polícia pelos cursos que fiz lá atrás. Não me considero herói. Isso é diário. Fazer esse trabalho para mim é cotidiano", disse o PM.

Pontos moeda