Geral

Dengue mata uma pessoa por mês no Espírito Santo só em 2015

O mosquito da dengue continua sendo um grande problema em todo o País e no Espírito Santo, não é diferente, uma pessoa morre por mês vítima da doença

Dengue já é considerada epidemia em alguns estados do País Foto: Divulgação

O mosquito da dengue continua sendo um grande problema em todo o País e no Espírito Santo não é diferente. Uma pessoa morre por mês vítima da doença.

De janeiro a abril foram registrados 4.122 casos da dengue, desses 105 são da forma grave. Mesmo assim, a taxa de incidência do Estado é considerada média, atingindo a média de 106,10.

O número de casos do início do ano até agora cresceu 240% no Brasil, comparados ao mesmo período do ano passado. Em alguns estados a dengue já é considerada epidemia. E apenas, Espírito Santo, Amazonas e Distrito Federal não registraram aumento de casos em relação a 2014.

A cidade de Itarana, na região serrana do Estado, tem o maior índice do Aedes aegypt,seguidas por Mucurici, e Ponto Belo. Do outro lado municípios como Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Afonso Cláudio, Presidente Kennedy e outras não registraram nenhum indício da doença. 

Como se prevenir

 - Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Pontos moeda