Geral

Dermatologistas alertam para risco da nova moda da internet de aumentar os lábios

Modismo da internet, os desafios que circulam pelas redes sociais podem ser perigosos, como o #KylieJennerChallenge que tem deixado várias meninas com a boca machucada

Desafio para deixar a boca grande pode ser prejudicial  Foto: R7

A internet é cheia de modismos e a cada temporada um novo desafio surge e pessoas se colocam até em risco para fazer a brincadeira. O desafio do momento chama se #KylieJennerChallenge (o desafio Kylie Jenner, em português), onde as pessoas usam copos, tampinhas de plástico, recipientes e até um objeto chamado Candy Lipz feito especialmente para sucção dos lábios, que promete em sete dias uma boca como a da irmã mais nova do clã Kardashian.   

O desafio, no entanto, é perigoso alerta a dermatologista Ana Flávia Moll e pode deixar marcas permanentes. Muitas meninas têm postado na internet o resultado que deixa marcas vermelhas e roxas em torno da boca, ou consequências piores como a de uma menina que usou um copo que estourou provocando um grande corte nos lábios. 

“Isso não é seguro de fazer, pode provocar lesões nos lábios, que é uma mucosa com muitos vasos sanguíneos. Qualquer lesão ali sangra muito, procedimentos repetidos podem provocar granulomas que são células que aumentam formando carocinhos, deformando os lábios definitivamente”, alertou a dermatologista Ana Flávia. 

O risco de infecção e contaminação por bactérias também é muito grande na área. De acordo com a dermatologista Alessandra de Melo usar o Candy Lipz não é saudável para os lábios. A sucção e o trauma constante podem causar nódulos, fibrose e até o efeito contrário, que é a retração dos lábios. “A melhor forma de aumentar os lábios é fazer o preenchimento com ácido hialurônico. Com o produto podemos aumentar os lábios, ressaltar o seu contorno, definir o arco do cupido e corrigir imperfeições, deixando-o em perfeita harmonia com a face”, explica a médica.

Segundo a especialista, a procura pelo aumento de lábios é feita por pacientes de todas as idades, mas ela relata que é preciso cuidado. “Os procedimentos tem que acompanhar o rosto do paciente e dura de um ano a dois”.

Pontos moeda