Geral

Empresário que escapou ileso de terremoto no Nepal chegará ao Espírito Santo nesta segunda-feira

O capixaba conseguiu embarcar na tarde deste domingo (26), após nove horas de espera no aeroporto. Ele visitava um templo, com um grupo de brasileiros, quando a tragédia aconteceu

O empresário capixaba visitava um templo no momento da tragédia Foto: Reprodução Facebook

O empresário Marcelo Gama, de 42 anos, que escapou ileso do terremoto que matou mais de 2 mil pessoas no Nepal, deverá chegar ao Espírito Santo na noite desta segunda-feira (27).

De acordo com a esposa dele, a jornalista Fernanda de Albuquerque, o capixaba conseguiu embarcar na tarde deste domingo (26), após nove horas de espera no aeroporto.

“A espera no aeroporto foi enorme porque tudo está muito difícil por lá. A cidade está devastada e a comunicação é muito difícil”, explica.

Com mais de 20 anos atuando no setor turístico, Marcelo saiu do Brasil com destino à Índia, onde participaria de um encontro com operadores brasileiros. De lá, parte do grupo decidiu conhecer o Nepal. 

Marcelo havia chegado à região na quinta-feira (23). Eles visitavam o Monkey Temple no momento em que a tragédia ocorreu, no último sábado (25). Fernanda conta que, por pouco, o grupo não foi atingido. “Eles haviam sobrevoado a região do Everest e, no exato momento do terremoto, estavam em um templo. Ele ficou desesperado e saiu correndo. O templo desabou uns dois minutos após a saída deles”. 

A jornalista pernambucana, que mora no Estado há oito anos, disse que soube da tragédia pelo próprio marido. “Estava dormindo. Ele ligou por volta das 06h30 e me contou tudo o que havia acontecido. Ele disse que haviam conseguido chegar ao hotel e que estavam bem. Ainda bem que ele mesmo me contou. A comunicação por lá está muito difícil, e ficaria ainda mais preocupada se não conseguisse falar com ele”, explica.

Na capital do país, milhares de pessoas foram passar a noite no Tudikhel, um vasto campo aberto perto da cidade velha, onde edifícios históricos estão em ruínas Foto: Reprodução / Twitter

Antes de chegar ao Espírito Santo, Fernando deverá fazer escalar no Catar e em São Paulo. O empresário, que conhece cerca de 60 países, tem duas filhas: uma de três anos e outra de apenas três meses. Após tantos momentos de angústia, a família promete recebê-lo no Aeroporto de Vitória nesta segunda. “O momento agora é de felicidade. Fico mais tranquila e feliz em saber que ele conseguiu escapar ileso e que já está voltando”, afirma Fernanda.

O terremoto de 7.8 graus na escala Richter, registrado no sábado, também atingiu parte da Índia e China e provocou uma avalanche no monte Everest.

Executivo do Google morre em terremoto

Até o final da tarde deste domingo, a força-tarefa do governo localizou 60 brasileiros na região. Segundo o Itamaraty, todos estão bem e não há nenhum cidadão do País entre os mais de 2,5 mil mortos confirmados até o momento.

Os governos e agências humanitárias de diversos países enviaram médicos, voluntários e equipamentos para a região. O terremoto foi o maior a atingir a nação asiática em mais de 80 anos.

Um forte tremor secundário de magnitude 6,7 atingiu a área de Katmandu, no Nepal, na madrugada deste domingo (26), enquanto aviões carregados de suprimentos, médicos e equipes de ajuda de outros países chegavam à região. 

Pontos moeda