Geral

Fumaça causada por incêndio na turfa volta a incomodar moradores na Serra

A explicação dada para o incêndio na turfa era a combinação da falta de chuva com o calor excessivo que fazia secar a região, e gerar combustão espontânea

Área de 250 mil metros foi afetada pelo incêndio Foto: ​TV Vitória

O misterioso fogo na turfa continua incomodando os moradores na Serra. Segundo a população da região, a fumaça voltou a ficar intensa e o Corpo de Bombeiros reforçou o trabalho com um pelotão de 31 alunos que auxiliam no combate aos focos de incêndio na turfa.

A área devastada já chega a 250 mil metros quadrados. Sobre a terra não se vê fogo, mas a fumaça continua a sair da terra. Para os moradores do bairro José de Anchieta, na Serra é ainda pior. Durante a noite a fumaça é levada pelo vento em direção ao Mestre Álvaro, porém ao amanhecer o vento cessa e a fumaça invade as casas.

O incêndio na turfa foi atribuído primeiramente a uma combustão no solo que acontecia devido ao calor e escassez de água, porém em uma coletiva para a imprensa os Bombeiros chegaram a dizer que o problema era de origem criminosa, já que manchas brancas no solo, que caracterizam substancias inflamáveis foram encontradas.

A turfa

A explicação dada para o incêndio na turfa era a combinação da falta de chuva com o calor excessivo que fazia secar a região, e gerar combustão espontânea, criando uma espécie de fermentação desse material. 

Os Bombeiros fizeram diversas tentativas para apagar os focos de incêndio e usaram uma técnica chamada trincheira fria onde a água é jogada com pressão muito forte para encharcar a terra por baixo da turfa. Também usaram ferramentas agrícolas, como facão, enxada, rastelo e máquinas como tratores e arados para mexer o solo e resfriá-lo e no final da tarde, e até água que vem da estação de tratamento da Cesan está sendo usada para molhar o solo. Também foi usada a água que vem dos esgotos da Grande Vitória para acabar com o incêndio.

Pontos moeda