Geral

Helicóptero que caiu em Carapicuíba-SP chegou a atingir duas casas

Redação Folha Vitória

São Paulo - Cinco pessoas morreram na queda de um helicóptero, na tarde desta quinta-feira, na Grande São Paulo. O acidente ocorreu às 17h10, em um condomínio localizado no município de Carapicuíba, na altura do km 26 da Rodovia Castello Branco. A aeronave chegou a atingir duas casas - uma pronta, outra em construção -, mas ninguém em solo ficou ferido.

O helicóptero pertencia à empresa Seripatri Participações, que atua no ramo de importações. Todos os cinco ocupantes da aeronave morreram imediatamente no acidente.

Dois deles eram funcionários da Seripatri: o piloto e um mecânico. Os outros dois ocupantes eram mecânicos da Helipark Táxi Aéreo e Manutenção Aeronáutica, empresa que havia sido contratada para realizar manutenção da aeronave. A quinta vítima não havia sido identificada até as 21 horas de ontem.

O acidente ocorreu durante um voo de teste, após o helicóptero passar por manutenção preventiva - a Helipark mantém uma oficina localizada muito próximo do condomínio onde ocorreu a queda, conforme informações da assessoria de imprensa da Seripatri. Ainda de acordo com a empresa, o piloto "tinha mais de 30 anos de experiência" na área e o helicóptero - marca Eurocopter, modelo ECC 155B1, prefixo PPLLS - tinha cerca de 4 anos de uso, 600 horas de voo e estava com "documentação e manutenção rigorosamente em ordem".

Na nota, a Seripatri afirmou ainda que "neste momento de luto e enorme tristeza para todos (...) está prestando toda a assistência necessária aos familiares das vítimas, bem como já destacou profissionais para acompanhar com as autoridades as investigações das causas do acidente". Por meio de sua assessoria de imprensa, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que vai investigar o fato.

O acidente ocorreu dentro do condomínio Fazendinha, em Carapicuíba - administrado pela Associação dos Moradores e Proprietários da Fazendinha. De acordo com um funcionário da portaria do condomínio, que viu a queda, a aeronave chegou a atingir duas casas. Danificou o telhado de uma delas - com moradores, mas ninguém se feriu - e parte do helicóptero ficou sobre outra, ainda em obras de construção. "O motor (da aeronave) está no banheiro dessa casa em obras", afirmou.

A maior parte dos destroços, entretanto, acabou caindo no chão, entre árvores. Quando chegaram ao local, bombeiros retiraram os moradores e curiosos do entorno. De acordo com o funcionário, a perícia chegou ao endereço por volta das 20 horas. (Colaboraram Jerusa Rodrigues, Juliana Ravelli e Marilia Marsciulo)

Pontos moeda