Geral

Itália quer saber mais sobre morte de refém após ataque de drone dos EUA

Redação Folha Vitória

Roma - A Itália afirmou que queria mais informações dos Estados Unidos sobre como um funcionário humanitário italiano foi morto em um ataque com um drone na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. Autoridades tentam saber o motivo de ter demorado três meses para serem informados sobre o "trágico erro".

O ministro das Relações Exteriores italiano, Paolo Gentiloni, afirmou ao Parlamento que, em uma zona de guerra inacessível, onde é frequente a tomada de reféns, demorou bastante para a inteligência dos EUA verificar que Giovanni Lo Porto havia sido morto.

O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou ontem a morte de Lo Porto e de um refém americano, durante um ataque aéreo realizado em meados de janeiro. Os militares dos EUA acreditaram então que estavam atacando um alvo da Al-Qaeda.

"O governo dos EUA confirmou que não havia razão para acreditar que os dois reféns estavam no local", disse Gentiloni. Segundo o ministro, o premiê Matteo Renzi foi informado na noite de quarta-feira sobre a morte, enquanto a família de Lo Porto foi informada na manhã seguinte.

O ministro disse que a Itália reconhece a "máxima transparência" de Obama em assumir a responsabilidade pelas mortes, mas afirmou que Roma quer mais informações. Obama e Renzi se reuniram em Washington na semana passada. "Nós trabalharemos para conseguir o máximo possível de informação adicional sobre as circunstâncias do trágico erro, reconhecido ontem pelo presidente Obama", disse Gentiloni. Ele ressaltou, porém, que a Itália continuará a trabalhar com seus aliados na luta contra o terrorismo. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda