Geral

Jovem capixaba é a nova líder do agronegócio nacional

O agronegócio brasileiro conta agora com uma nova líder capixaba que vai impulsionar o setor empresarial rural: a jovem Dyovanna Depolo de Souza Pinto, de 26 anos

O agronegócio brasileiro conta agora com uma nova líder capixaba que vai impulsionar o setor empresarial rural: a jovem Dyovanna Depolo de Souza Pinto, de 26 anos. Especialista em Gestão Empresarial e Gestão Estratégica de Pessoas, ela apresentou uma Plano de Ação inovador, que a classificou entre os cinco vencedores do 1º CNA Jovem – programa realizado pela Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) e o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Ao todo, sete jovens capixabas participaram do Programa.

Filha de produtor rural no Espírito Santo, José de Souza Pinto Filho, presidente do Sindicato Rural de Mucurici e Ponto Belo, Dyovanna conheceu a CNA/SENAR se envolvendo na administração e gestão na agropecuária. Durante o CNA Jovem, ela afirma: “Dedicação constante em todo processo de formação e a apresentação de um projeto final na área pela qual sou apaixonada e tenho conhecimento, fizeram toda diferença”. A capixaba foi escolhida entre os 11 finalistas que apresentaram Planos de Ação alinhados com os principais desafios do Agro e com a linha de atuação do Sistema CNA/SENAR.

Conheça o Plano de Ação

Depolo apresentou o Plano de Ação “MBA em Gestão de Pessoas no setor Agropecuário”, e o considera inovador e direcionado para uma área que está carente. “No meu plano, eu trago uma problemática que é a gestão de pessoas pouco profissionalizadas no setor agropecuário,   gerando conflitos interpessoais, que comprometem o crescimento e a produtividade e os lucros da empresa rural, explica. Com isso, ela pretende criar um modelo novo de MBA que aproveite a experiência dos proprietários rurais, mas que reconheça a necessidade da gestão de pessoas no setor, aproximando-o mais da academia.

A jovem explana que o curso não irá tratar diretamente de gestão. “Gerir pessoas adequadamente nesse mundo novo é uma necessidade urgente. Nos primeiros módulos, a pessoa irá conhecer uma propriedade e todos os seus processos da base. Depois irá aplicar no agro os processos rotineiros de gestão de pessoas, com competência e conhecimento”, conta Dyovanna. Para atrair pessoas de qualquer lugar do mundo, o curso será aplicado na modalidade EAD (à distância), começando pelo Espírito Santo.

O que vem pela frente

O secretário executivo do SENAR-Administração Central, Daniel Carrara, destaca que todas as jovens lideranças formadas pelo programa CNA Jovem passam a fazer parte do Sistema. A primeira convocação foi para colaborarem com o Programa Nacional de Proteção de Nascentes. “Vocês são chamados a participar de forma efetiva em todas as nossas iniciativas, interagindo com as Federações de Agricultura, exercendo liderança, e multiplicando conhecimentos para os grupos de jovens nos seus estados. Vamos continuar investindo em vocês e vamos cobrar atitude e  realização dos planos de ação”, declarou Carrara.

Como premiação, Dyovanna e os demais vencedores farão uma visita técnica à China, marcada para o início de maio, visando conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios. Ela revela que nessa viagem, eles irão visitar a maior feira multissetorial do mundo – a Caton Fair. De volta ao Brasil, a jovem vai procurar inserir seu projeto na Faculdade da CNA em Brasília – FATECNA.

CNA Jovem

O CNA Jovem foi criado pelo SENAR e a CNA para formar novos líderes para o campo. Ao todo, o programa envolveu mais 130 jovens com idade entre 22 e 35 anos, de 24 estados. Durante o programa, eles tiveram a oportunidade de ser inseridos em discussões de grande relevância para o Agro e acesso a pessoas de influência e poder que decidem os rumos do agronegócio.

O processo de formação teve aproximadamente 300 horas, dividido em quatro encontros presenciais e atividades à distância. Em paralelo, os alunos fizeram um curso de inglês à distância. A formação associou o conhecimento das temáticas de interesse do agronegócio com a prática de tomada de decisões através de desafios práticos, elaboração de planos de negócios, visitas técnicas e desenvolvimento de competências comportamentais e de comunicação. O processo de formação foi realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), HSM Experience e EF – Education First.

Dyovanna Depolo conta que foi uma conquista pessoal muito grande ficar entre os cinco vencedores. “Estávamos entre jovens de quase todos os estados do Brasil trocando informações de vários segmentos do Agro, agregando importantes conhecimentos,  além dos instrutores que ministraram palestras de alto nível, que nos permitiu significativa ampliação de conhecimentos, afirma.

Pontos moeda