Geral

Obama diz que mudança climática é tema urgente e defende solução bipartidária

Redação Folha Vitória

EVERGLADES, EUA - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, celebrou o Dia da Terra no Parque Nacional Everglades, na Flórida, onde pediu que o país esqueça as diferenças bipartidárias e atue para combater a mudança climática antes que seja tarde. "Este não é um problema para outra geração - isso é um problema agora", disse Obama em uma breve declaração, dada a fim de enfatizar os riscos representados pelas mudanças climáticas e criticar aqueles que negam essa ameaça.

A viagem de hoje foi a primeira do presidente a Everglades. O nível do mar sobe na área baixa do parque, causando erosão na costa, ameaçando a paisagem e também as reservas de água natural da área. Obama disse que o clima já tem implicações sérias na maneira como as pessoas vivem, mas ainda há oportunidade para fazer algo a respeito.

Obama aproveita também para buscar se fortalecer politicamente em um Estado crucial na disputa pela presidência. O senador republicano Marco Rubio, que anunciou sua intenção de concorrer à presidência na semana passada, e o ex-governador Jeb Bush, que também deve buscar a indicação no partido oposicionista, são ambos da Flórida. Obama não pode mais concorrer, mas deve ajudar o candidato a se escolhido em seu Partido Democrata.

Já a Casa Branca diz que a viagem de Obama não tem como alvo nenhum candidato, mas sim provocar um debate mais amplo sobre mudança climática.

O atual governador da Flórida, o republicano Rick Scott, sugeriu que o presidente não fez o suficiente para proteger os recursos naturais do Estado. A Casa Branca, por outro lado, destacou o histórico pouco significativo de Scott na questão da mudança climática. Obama, porém, evitou entrar na disputa, dizendo apenas que a questão do clima deve ser um tema bipartidário. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda