Geral

Pré-Enem oferece 1.250 vagas a partir desta quarta-feira no Espírito Santo

As inscrições para o processo seletivo terão na quinta-feira (23) e deverão ser realizadas, exclusivamente, pela internet. As vagas são para alunos da rede pública estadual

O aluno deverá realizar sua inscrição para o polo onde seu município e escola estiverem inseridos Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publica o edital, nesta quarta-feira (22), abrindo seleção, com 1.250 vagas, para estudantes matriculados em escolas de Ensino Médio da rede pública estadual que desejam integrar o curso preparatório ‘Pré-Enem’, oferecido pelo Governo do Espírito Santo. A novidade deste ano, é que as inscrições serão feitas, exclusivamente, pela internet no site da Sedu (www.educacao.es.gov.br), a partir desta quinta-feira (23).

Serão abertas 100 vagas para o polo de Aracruz (Aracruz, João Neiva, Ibiraçu e Fundão), 150 vagas para o polo de Cariacica, 50 vagas para o polo Domingos Martins (Domingos Martins e Marechal Floriano), 200 vagas para o polo da Serra, 50 vagas para o polo de Viana, 200 vagas para o polo de Vila Velha, 200 vagas para o polo de Vitória, 100 vagas par o polo de Cachoeiro de Itapemirim (Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Itapemirim, Muqui, Rio Novo do Sul e Vargem Alta), 100 vagas para o polo de Colatina (Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg e Marilândia) e 100 vagas para o polo de São Mateus (Conceição da Barra e São Mateus).

“O Enem se tornou o principal critério de seleção para que o estudante tenha acesso ao ensino superior. Queremos dar boas condições para que os alunos da rede estadual tenham um diferencial na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho. Estamos trabalhando para que os jovens tenham uma educação de qualidade, implantando programas e projetos que trazem oportunidades para que os estudantes possam garantir um bom futuro profissional, como a Escola Viva, que será um novo modelo de escola, que contribuirá para a formação do jovem para o mundo do trabalho e na construção de seu projeto de vida”, destaca o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

O Pré-Enem é um projeto que tem como objetivo auxiliar os estudantes da rede pública estadual na preparação do processo seletivo mais significativo do Ensino Médio: o Enem.

As inscrições

As inscrições para o processo seletivo terão na quinta-feira (23) e deverão ser realizadas, exclusivamente, pela internet. O estudante interessado deverá acessar o site da Sedu www.educacao.es.gov.br, clicar no link Pré-Enem/Sedu 2015 e preencher os dados solicitados até 23h59 do dia 27 de abril.

O aluno deverá realizar sua inscrição para o polo onde seu município e escola estiverem inseridos. As escolas estaduais disponibilizarão os laboratórios de informática para que o aluno possa fazer sua inscrição, caso o estudante tenha dificuldade de acesso à internet.

Quem pode participar?

Poderão se inscrever no processo seletivo Pré-Enem/Sedu 2015 os estudantes concluintes do ensino médio matriculados nas escolas da rede pública estadual.

Para concorrer a uma vaga, o candidato deverá estar regularmente matriculado e cursando a 3ª série do Ensino Médio Regular, 2ª e 3ª etapa da EJA/EM, e 3ª série (para os cursos com duração de três anos) e 4ª série (para os cursos com duração de quatro anos) do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMI), das escolas da rede pública estadual dos municípios atendidos; Ter sido aprovado em todas as disciplinas no ano letivo anterior; Ter realizado a série anterior (2014) na rede pública estadual; Ter obtido média final igual ou superior a 70,0 pontos, considerando as disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, cursadas no ano anterior; e apresentar, no ano letivo ou etapa imediatamente anterior, frequência igual ou superior a 80% da carga horária anual, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática registradas no histórico escolar.

Classificação

A classificação dos estudantes para o preenchimento das vagas será realizada por polo e turno, em ordem decrescente de pontuação, considerando a média final igual ou superior a 70,0 pontos das notas de Língua Portuguesa e Matemática no ano de 2014. A seleção terá caráter classificatório, de acordo com o número de vagas disponíveis, e os candidatos suplentes comporão cadastro de reserva para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 04 de maio, no site da Sedu - www.educacao.es.gov.br.

Pré-Enem

O Projeto Pré-Enem é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e um dos objetivos é oportunizar aos estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública estadual um fortalecimento no atendimento educacional complementar reforçando os conteúdos estudados como pré-requisitos para participação nos processos mais importantes inerentes ao Ensino Médio.

O Pré-Enem contempla as áreas de conhecimento, conforme matrizes do Enem: Linguagens - Língua Portuguesa; Ciências Humanas - História e Filosofia, Geografia e Sociologia; Ciências da Natureza - Física, Química, Biologia e Matemática.
 

Pontos moeda