Geral

Redemoinho atinge distrito de Aracruz, norte do Espírito Santo

Um fenômeno meteorológico atingiu um distrito de Aracruz, no norte do Estado. Parecendo um mini tornado, o fenômeno não tem poder de destruição como o que aconteceu em Santa Catarina

Fenômeno aconteceu em distrito de Aracruz Foto: Reprodução

Um redemoinho atingiu o distrito de Jacupemba, em Aracruz, no norte do Estado. O fenômeno meteorológico é fruto de encontro entre de ventos que vêm de várias direções e formam o turbilhão que vai começa pelo chão e se estende. Segundo o meteorologista Bruce Pontes do Incaper o fenômeno não representa risco.

“É de baixo poder destrutivo, pois levanta apenas materiais leves como folhas e papeis”, disse Pontes.

O fenômeno visto em Aracruz, de acordo com o meteorologista é um redemoinho, ou cisalhamento do vento em pequena escala e geralmente se formam em dias bem abertos, com céu claro e vento calmo e dura poucos minutos. 

TORNADO EM SANTA CATARINA

O rastro de destruição deixado pelo tornado que atingiu Xanxerê, região oeste de Santa Catarina, na tarde de segunda-feira (20) espalha-se por sete bairros do município de 47 mil habitantes. Duas pessoas morreram, mais de cem foram hospitalizadas, 40 continuam internadas e três estão em estado grave. Há cerca de 1 mil desabrigados.

Pontos moeda