Geral

Sexta-feira Santa de shoppings e lojas abertas no Espírito Santo. Confira os horários!

Nos órgãos públicos, apenas os serviços essenciais, como de urbana e de saúde, irão funcionar normalmente. Os supermercados podem abrir das 8 às 18 horas

As lojas de rua podem abrir, mas o funcionamento depende dos donos de estabelecimento Fotos: Reprodução/Divulgação/Internet

O feriado da Paixão de Cristo, celebrado na próxima sexta-feira (3), será de órgãos públicos fechados e shoppings e supermercados abertos no Espírito Santo. As lojas de rua também podem abrir, porém, o funcionamento dependerá da decisão dos donos de cada estabelecimento. As informações são da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e shoppings consultados pelo jornal online Folha Vitória.

Nos órgãos públicos, apenas os serviços essenciais, como os de limpeza urbana e de saúde, irão funcionar normalmente. Os supermercados podem abrir das 8 horas às 18 horas, mas depende de cada estabelecimento. Confira o que funciona e o que não funciona no feriado:

Shoppings:

>> Boulevard Shopping: o centro de compras funciona normalmente, das 11 horas às 21 horas; praça de alimentação abre das 11 horas às 21 horas. Os cinemas funcionam de acordo com cada sessão.

>> Jardins: o centro de compras localizado no bairro Jardim da Penha, em Vitória, não abrirá no feriado de sexta-feira (3). O cinema também não funciona.

>> Mestre Álvaro: na sexta-feira (3), as lojas, quiosques e praças de serviço funcionam entre 13 horas e 21 horas. As operações de alimentação, lazer e cinemas operam entre 11 horas e 22 horas.

>> Montserrat: lojas, quiosques e praças de serviço funcionam entre 13 horas e 21 horas. As operações de alimentação, lazer e cinemas funcionam entre 11 horas e 22 horas.

>> Moxuara: no shopping de Cariacica, as lojas funcionam das 13 horas às 21 horas, com abertura facultativa à partir das 10 horas. A praça de alimentação e cinema funcionam entre 11 horas e 22 horas.

>> Norte Sul: as lojas funcionam em horário especial. Abrem das 14 horas ás 20 horas. A praça de alimentação não fecha e funciona normalmente das 11 horas às 21 horas. O cinema funciona normalmente, de acordo com cada sessão.

>> Praia da Costa: na sexta-feira (3), as lojas abrem entre as 13 horas e 21 horas. Já a praça de alimentação e cinema abrem entre 11 horas e 22 horas.

>> Vila Velha: a Páscoa será de lojas abertas no shopping. Na sexta-feira da Paixão (3), o funcionamento será de 15 horas às 21 horas, com abertura facultativa a partir das 13 horas.

>> Vitória: as lojas ficam abertas das 11 horas às 21 horas, praça de alimentação abre das 11 horas às 22 horas. As salas de cinema funcionam de acordo com cada sessão. Já o centro médico e odontológico do shopping estarão fechados.

Supermercados

De acordo com a convenção coletiva definida, os supermercados podem abrir das 8 horas às 18 horas, mas a abertura depende de cada estabelecimento. A abertura é facultativa, também, para outros horários desde que esteja no horário pré-estabelecido.

Bancos

Na sexta-feira (3), não haverá atendimento aos clientes. O funcionamento normal retorna na segunda-feira (6).

Órgãos públicos

>> Governo do Estado: nos órgãos estaduais, não haverá expediente nos órgãos da administração pública estadual do poder executivo. Os serviços essenciais à população serão mantidos nas repartições que desempenham suas funções em regime de escala ou que não admitem paralisação, como hospitais e delegacias de polícia. O Faça Fácil de Cariacica não funcionará nos dias 3 e 4 de abril.

>> Prefeitura de Cariacica: durante o feriado, a prefeitura mantém em funcionamento os serviços essenciais à população. Os Prontos Atendimentos 24 horas de Itacibá e Infantil funcionam normalmente. O PA de Alto Lage também funciona normalmente das 7 horas às 19 horas. Também funcionam normalmente as Unidades de Saúde com horário estendido. São elas: US de Bela Aurora, Santa Fé, Nova Rosa da Penha I, Bela Vista e Cariacica Sede. A Defesa Civil atua normalmente em plantão de 24 horas, O Disque Silêncio também funcionará. Não haverá expediente nos departamentos administrativos e atendimento ao público nas secretarias municipais e no palácio municipal.

>> Prefeitura da Serra: não haverá expediente administrativo para os servidores na sexta-feira (3). Tanto no feriado quanto no fim de semana dos dias 4 e 5 de abril, os serviços essenciais serão mantidos, como a Maternidade de Carapina, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Serra Sede e Carapina, a coleta de lixo e a Defesa Civil, trabalharão normalmente.

>> Prefeitura de Vila Velha: não haverá expediente nos órgãos e repartições públicas na sexta-feira (3). O expediente será normal na quinta-feira (2). No entanto, os serviços essenciais serão mantidos e funcionarão normalmente durante o feriado e no final de semana, como os Pronto-Atendimentos (PAs) da Glória e de Cobilândia, o Hospital da Mulher, a coleta de lixo, os serviços de Ouvidoria, entre outros. Horários e detalhes no site da prefeitura.

>> Prefeitura de Vitória: o expediente na prefeitura será normal na quinta-feira (2). No feriado, funcionarão os órgãos que trabalham em regime de escala e os serviços que trabalham em regime de plantão, como prontos-atendimentos de São Pedro e Praia do Suá, Fala Vitória 156 (Disque-Silêncio, abordagem de rua e fiscalização de transportes), e atividades destinadas à limpeza da cidade, como coleta de lixo, lavagem e varrição.

Pólo de Moda da Glória

As lojas filiadas à Uniglória, do Pólo de Modas não vão funcionar no feriado. Os estabelecimentos voltam normalmente no sábado, das 9 horas às 16 horas.

Lojas de rua

Os lojistas estão autorizados a funcionar no feriado, no horário comercial, desde que sigam as determinações da Convenção Coletiva de Trabalho. Portanto, fica a critério de cada comerciante abrir ou não.

Hortomercado

As lojas e restaurantes do centro de compras funcionarão normalmente das 10 horas às 17 horas. Já o supermercado abre das 8 horas às 18 horas.

Feira livre antecipada em Vitória

A feira de Jardim Camburi, que normalmente acontece às sextas, será antecipada para esta quinta-feira (2). Já a de Santa Lúcia, em comum acordo entre os feirantes, não será realizada no bairro excepcionalmente nesta semana. Portanto, nesta quinta-feira (2), véspera de feriado, serão realizadas as feiras livres de Jardim Camburi, Praia do Canto e Joana D'arc. De acordo com o gerente de Abastecimento, Jacimar de Oliveira, nenhuma irá funcionar na sexta (3).

Fontes: Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretaria Estadual de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Prefeitura de Vila Velha, Prefeitura de Vitória, Prefeitura de Cariacica, Assessorias de imprensa dos shoppings, Uniglória e Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES)

Pontos moeda