Geral

Três dias após fim da greve dos garis, lixo ainda fica acumulado nos bairros da GV

A greve dos trabalhadores cegou ao fim na última terça-feira (14) após o Sindilimpe-ES e as empresas de limpeza urbana aceitaram a proposta feita pelo TRT-ES

As prefeituras afirmam que o serviço já foi normalizado Foto: Divulgação

A greve dos garis na Grande Vitória terminou na última terça-feira (14), mas alguns bairros ainda continuam com lixo acumulado. De acordo com Angelita de oliveira, moradora do bairro Maracanã, em Cariacica, a região está cercada de sacolas.

Angelita informou que normalmente o carro do lixo passa no local na terça-feira e na quinta-feira, mas mesmo com o fim da greve nenhuma limpeza foi feita no local. “Minha rua está cheia de sacolas de lixo. As pessoas tiram o lixo da casa e colocam na rua para o carro passar e levar, mas isso não foi feito. Desde o início da greve está tudo acumulado, não só na minha rua como em outras também”, afirmou. 

A greve dos trabalhadores terminou após o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana do Espírito Santo (Sindilimpe-ES) e as empresas de limpeza urbana aceitaram a proposta feita pelo Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES), em audiência de conciliação.

O acordo feito no TRT estipulou reajuste salarial de 7,5% e o valor de R$ 440,00 para o tíquete-alimentação que foi aceito por patrões e trabalhadores.

Limpeza nas ruas

De acordo com a prefeitura de Cariacica, conforme a subsecretaria de serviços, o trabalho está normalizado no município. Eles afirmaram que desde quarta-feira (15) a equipe de coleta trabalha com todo o seu contingente e equipamentos. A previsão é normalizar a situação em até 10 dias. Os trabalhadores irão trabalhar horas a mais para atender a demanda. Segundo eles, o serviço está funcionando conforme a planilha de atendimento já seguido pela equipe de coleta.

Em Vila Velha a prefeitura informou que, nos bairros onde a coleta de lixo acontece à noite, o serviço já foi totalmente restabelecido. Em relação às regiões onde a coleta é realizada durante o dia, a previsão é que a situação seja normalizada até este sábado (18). Segundo eles, os funcionários da limpeza pública que atuam no município voltaram a trabalhar na sua totalidade, segundo determinação da Justiça proferida na última terça-feira (14). 

Em Vitória a assessoria de comunicação informou que todos os serviços de limpeza pública estão normalizados, e que toda a cidade foi afetada com a greve. Durante a paralisação a Prefeitura fez uma reprogramação dos serviços de acordo com o número de trabalhadores disponíveis.

Na Serra a prefeitura espera que até sábado (18) toda a coleta seja normalizada. No município a coleta nos bairros é feita em dias alternados e nas principais vias o serviço é diário.

Pontos moeda