Geral

Agência de segurança dos EUA irá desacelerar programa de espionagem telefônica

Redação Folha Vitória

Washington - A Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) começou a desacelerar seu controverso programa que vasculha os registros telefônicos de milhões de norte-americanos, após a decisão do senado dos Estados Unidos de entrar em recesso, neste sábado, sem antes chegar a um acordo.

"Nós dissemos durante os últimos dias que o processo de desaceleração deveria ter começado ontem, se não houvesse um acordo legislativo", afirmou um funcionário do governo. "Esse processo já começou."

A NSA, uma divisão das forças armadas, coletou registros telefônicos, como a duração das chamadas, destino de ligações realizadas, entre outros detalhes, por cerca de 10 anos em um programa secreto construído fora do Ato Patriótico, da lei de 2001 que ampliou a autoridade do governo de buscar pessoas suspeitas de terrorismo.

Não está claro, no entanto, quais as medidas que a NSA irá tomar. Funcionários da Casa Branca se recusaram a dar mais informações sobre, como por exemplo, se a agência vai destruir o banco de dados ou se vai simplesmente para de coletar. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda