Geral

Aniversário de 480 anos de Vila Velha terá atrações especiais

O ponto alto do aniversário da cidade será o desfile cívico-militar com a transferência da capital do Espírito Santo para Vila Velha. O evento acontece a partir das 7h20

Para comemorar a data, a Prefeitura de Vila Velha preparou diversas atrações Foto: Divulgação/Prefeitura

Vila Velha completa no dia 23 de maio 480 anos de história, marcando a Colonização do Solo Espírito-Santense. Para comemorar a data, a Prefeitura de Vila Velha preparou diversas atrações que começam a partir do próximo dia 18 de maio, a exemplo do desfile cívico-militar, shows musicais, inauguração de obras, roda de chorinho, exposições, feira gastronômica, entre outras atividades.

O ponto alto do aniversário da cidade será o desfile cívico-militar com a transferência da capital do Espírito Santo para Vila Velha. O evento acontece no dia 23 de Maio, no Centro, a partir das 7h20.  O desfile vai contar com a participação do Exército, Marinha, Polícia Militar, escolas municipais e outras instituições. 

Dia 18 de maio, a partir das 19 horas, acontece em frente à Igreja do Rosário,  no Sitio Histórico da Prainha de Vila Velha, a abertura oficial dos Festejos do 23 de Maio. Em seguida, ocorrerão os seguintes eventos na Casa da Memória de Vila Velha, produção e curadoria do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha - Casa da Memória (IHGVV - CM):

- Inauguração da nova exposição fixa sobre o descobrimento;
- Inauguração da réplica em nautimodelismo, da Caravela Glória, que trouxe o Primeiro Capitão Donatário Vasco Fernandes Coutinho à Terras Capixabas, em 23 de maio de 1535. Essa obra de arte foi realizada pelo artesão Humberto Cypriano de Recife (PE), e ficará em exposição permanente na Casa da Memória de Vila Velha;
- Inauguração da exposição do canhão quinhentista resgatado pelo IHGVV-Casa da Memória em uma oficina de Goiabeiras, um canhão imperial, peça de artilharia usada pelos portugueses, a partir do Século XV, descoberto em escavações da construção da sede da Caixa Econômica Federal, na Rua Princesa Isabel, Centro de Vitória. Esse canhão pertenceu à Fortaleza Nossa Senhora do Monte do Carmo, também conhecida como Forte da Vila ou Forte do Carmo. Essa peça histórica ficará em exposição permanente na Casa da Memória de Vila Velha, na Prainha.
- A inauguração da única estátua de corpo inteiro do Capitão Donatário do Espirito Santo Vasco Fernandes Coutinho, uma obra do talentoso e premiado escultor capixaba Hippólito Alves, resultado de um completo e meticuloso estudo histórico do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, por meio de pesquisas no Brasil e na Europa. O material usado nessa estátua  foi desenvolvido pelo escultor Hippólito Alves, pó de minério, calcita e resina, uma imitação e resistência bem próximas ao bronze, medindo aproximadamente dois metros. Ficará também em exposição permanente na Casa da Memória de Vila Velha, na Prainha.

Confira a programação completa:

18 de maio – Inaugurações na Casa da Memória, às 19 horas, na Prainha
19 de maio – Palco Cultural Itinerante, às 19 horas, na praça de Cobilândia
20 de maio – Palco Cultural Itinerante, às 19 horas, na praça do Ibes
21 de maio – Palco Cultural Itinerante, às 19 horas, na praça de Riviera da Barra
22 de maio – Coral Legal, às 8 horas, na Praia da Costa; Saída do Fogo Simbólico, às 15 horas, do Palácio Anchieta, em Vitória; Chegada do Fogo Simbólico, às 17 horas, no Parque da Prainha, em Vila Velha; Feira Gastronômica, às 18 horas, no Parque da Prainha, em Vila Velha; Orquestra Filarmônica, às 20 horas, no Santuário de Vila Velha; Roda de Chorinho, às 21 horas, na Feira Gastronômica, na Prainha.
23 de maio – Encerramento da Transposição do Fogo Simbólico com Desfile Cívico-Militar, a partir das 8 horas; Marcha Pela Família, às 16 horas, na pracinha em frente à Chocolates Garoto, na Glória; Feira Gastronômica, às 18 horas, no Parque da Prainha, em Vila Velha; 2º Encontro do Grupo Especial das Escolas de Samba da Mocidade Unida da Glória (MUG) e São Torquato, no bairro Glória, a partir das 18 horas. Proclamação do Evangelho, às 19 horas, na Prainha, seguido dos shows do Pregador Lu, Trazendo a Arca, da dupla André e Felipe.

Pontos moeda