Geral

Anunciantes terão 30 dias para retirar placas e outdoors de Vila Velha

Segundo o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, um mapeamento mostrou que atualmente mais de 400 anúncios estão espalhados pela cidade de forma irregular

O decreto entrou em vigor nesta terça-feira Foto: Divulgação/Prefeitura

A primeira visão de quem passa pela Terceira Ponte são anúncios de diversos tipos. Enormes, as propagandas disputam a atenção com o Morro do Moreno e o Convento da Penha, pontos turísticos de Vila Velha. A poluição visual que suja a paisagem do município entrou na mira da prefeitura. 

Na última segunda-feira (4), a Prefeitura de Vila Velha publicou um decreto que regulamenta a veiculação de publicidades nas ruas do município. O decreto começou a vale nesta terça-feira (5) e os responsáveis pelos anúncios foram notificados.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os anunciantes terão um prazo de 30 dias para regularizar a situação. 

De acordo com o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda ( DEM), é preciso conscientização sobre a necessidade da preservação visual do município. Segundo ele, alguns anúncios impedem a visão dos patrimônios históricos do município. “Vamos retirar anúncios da Terceira Ponte e da Orla da Prainha. Já conversamos com a Rodosol e com o Ministério Público. No caso da Terceira Ponte, além de poluir visualmente, existe o risco de segurança. Os anúncios desviam o foco do trânsito”, afirmou.

Segundo Rodney, um mapeamento mostrou que atualmente mais de 400 anúncios estão espalhados pela cidade de forma irregular. Com o novo decreto, cerca de 50% desse total serão retirados dos locais de instalação. 

Multa
Segundo a prefeitura, as empresas que não removerem as estruturas usadas para fixar os painéis vão receber multar. Inicialmente, o valor será de R$132,00 podendo aumentar de acordo com critérios específicos determinados em lei.

Regras

O decreto estabeleceu zonas de exclusão, em que não será autorizada a instalação e manutenção de tabuleta ou outdoor, painel e multimídia, como a área ao norte da Avenida Castelo Branco, o sítio histórico da Prainha, monumentos naturais e construções de patrimônio cultural, áreas a 40 metros de pontes, viadutos, túneis e passarelas, na orla, entre outras.

Para obter autorização, o interessado em instalar qualquer modalidade de anúncio listada no decreto, deverá preencher o requerimento e entregá-lo à Coordenação de Fiscalização de Posturas, que ficará responsável por remeter o documento às secretarias competentes para análise. A autorização terá validade de um ano, podendo ser renovada por igual período.

Pontos moeda