Economia

Após divulgação do PIB, Bolsa de Tóquio fecha no maior patamar em 15 anos

Redação Folha Vitória

Tóquio - O índice Nikkei fechou no maior patamar em 15 anos nesta quarta-feira, após a divulgação de que o Produto Interno Bruto (PIB) japonês cresceu 2,1% no primeiro trimestre de 2015 ante o mesmo período do ano anterior.

O dado japonês veio bem acima da expectativa dos analistas consultados pelo Wall Street Journal, que estimavam alta de 1,5%, e ajudou a alimentar o otimismo dos investidores.

Como resultado, a bolsa de Tóquio fechou em alta de 170,18 pontos (0,85%), aos 20.196,56 pontos, o maior patamar desde 14 de abril de 2000. Apenas este ano, o ganho acumulado chega a 15,7%.

"Os números de PIB funcionam como uma boa propaganda, e certamente geram um certo otimismo", disse o estrategista da CLSA, Nicholas Smith. "Estudos mostram que a correlação entre a divulgação do PIB e as bolsas é, na verdade, ligeiramente negativa. Mas, neste caso, com balanços empresariais tão sólidos e lucros quebrando recordes, fica difícil ter do que reclamar."

Além do dado do PIB, as ações de imobiliárias também deram suporte ao Nikkei após o Deutsche Bank afirmar que o setor deve se beneficiar de um crescimento na demanda interna por crédito. Entre os destaques, os papeis da Mitsui Fudosan ganharam 4,37%, enquanto os da Mitsubishi Estate subiram 3,48%.

Por outro lado, as ações da Takata recuaram 10,22% após a companhia anunciar um recall em 34 milhões de veículos dos Estados Unidos após ter descoberto problemas em seu sistema de air bag. Se confirmado, ele pode superar o recall de 21 milhões de veículos da Ford nos anos 1980, até hoje o maior da historia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda