Geral

Cavalo com anemia faz Idaf interditar Jockey Clube em Vila Velha

Com isso, está proibida a entrada e saída no local de qualquer equídeo durante 60 dias. Animal já foi sacrificado e um exame foi feito para saber se outros cavalos foram contaminados

Jóquei de Vila Velha foi interditado pelo Idaf por conta de um cavalo contaminado com anemia Foto: TV Vitória

O Jockey Clube do Espírito Santo, em Vila Velha, foi interditado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), na última quinta-feira (14), após um cavalo que vivia no local apresentar Anemia Infecciosa Equina (AIE). Com isso, está proibida a entrada e saída no local de qualquer equídeo (cavalos, burros, asnos ou pôneis) durante pelo menos 60 dias. A circulação de pessoas segue normal, já que a doença não atinge os seres humanos.

Devido à interdição do local, a terceira etapa do Ranking Estadual de Hipismo Clássico, que estava marcada para este fim de semana, foi cancelada. Na manhã deste sábado (16), houve apenas treinamento de hipismo.

A direção do Jockey informou à equipe de reportagem da TV Vitória/Record que o animal que estava com a doença já foi sacrificado na quinta-feira à tarde, logo que eles foram informados do problema pelo Idaf.

Além de sacrificar o animal, o Jockey informou que já coletou amostras de todos os outros cavalos e enviou ao instituto para verificar se também estariam contaminados. Segundo um dos diretores do Jockey, o animal pode ter sido infectado a partir de um cavalo de rua. A doença é transmitida por um tipo de mosca que pica um animal infectado e depois contamina os cavalos saudáveis.

O Idaf informou que recebeu uma notificação de um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura que confirmou o resultado positivo da doença para o animal. O instituto informou ainda que o Jockey Clube permanecerá interditado até que sejam obtidos dois exames negativos consecutivos, com intervalo de 30 a 60 dias, de todo o rebanho equídeo.

Pontos moeda