Geral

Cem capixabas poderão receber passaporte italiano no próximo fim de semana

O projeto acontece neste mês, mas a intenção é que seja realizado mais duas vezes até o final do ano. O piloto vai atender inicialmente quem está há mais tempo na lista de espera

Ação começa na próxima quinta-feira Foto: Divulgação

A partir da próxima quinta-feira (7), 100 capixabas participarão de um projeto piloto desenvolvido pelo Consulado Geral da Itália, no Rio de Janeiro, que pretende agilizar a emissão de passaportes europeus para cidadãos italianos residentes no Espírito Santo. 

O projeto acontece neste mês, mas a intenção é que seja realizado mais duas vezes até o final do ano. O piloto vai atender inicialmente quem está há mais tempo na lista de espera.

De acordo com Cristiane Maia Melo, assessora do Vice-Consulado de Vitória, os cem primeiros escolhidos estavam na fila de espera desde junho do ano passado.

“Temos muitas solicitações. Essas pessoas já foram informadas que foram escolhidas e comparecerão aqui na quinta-feira, na sexta ou no sábado. Estamos priorizando quem se inscreveu primeiro. Temos mais de mil pessoas na lista de espera”, contou. 

Durante a ação, o Consulado irá recolher as impressões digitais e a documentação necessária para a emissão do passaporte da União Europeia. Após ter requerimento e aprovado, o documento poderá ser retirado na sede do Vice-Consulado que fica na Praia do Suá, em Vitória. O prazo para retirada ainda não foi informado. Segundo Cristiane, depende da devolução de mala do Consulado no Rio de Janeiro. 

Moradores de todo o Estado foram selecionados. Atualmente, quem deseja obter o passaporte precisa enviar um e-mail ao consulado com a solicitação. É necessário esperar abrir uma vaga no Rio de Janeiro e viajar até o estado para conseguir o passaporte. 

Com o projeto, os capixabas poderão ir até o Consulado em Vitória e resolver todos os trâmites na Capital. O Comitê Permanente para os Italianos no Exterior cuida dos detalhes do projeto. 

Endereço: 
Edifício Guizzardi Center - R. Padre Antônio Ribeiro Pinto, 195 - 5º Andar, Sala 509 - Praia do Suá, Vitória - ES, 29052-290

(27) 3324-5631

Pontos moeda