Geral

Mesmo fechada pela Justiça, casa de reabilitação na Serra mantém dependentes no local

A Polícia Civil recebeu denúncias de que dependentes químicos internados no local eram submetidos a tortura. Internos terão de ser transferidos para outras instituições

A clínica funciona no bairro Jacaraípe, na Serra Foto: TV Vitória

A clínica de reabilitação para dependentes químicos que foi fechada pela Justiça, em Jacaraípe, na Serra, continua com internos no local. Eles estão sem remédios e esperando transferência.

As atividades da clínica foram suspensas na última terça-feira (19), depois que policias da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente estiveram no local, para investigar denúncias de maus tratos aos internos. A intervenção da polícia resultou na transferência imediata de quatro crianças e adolescentes. 

Mas ainda estão lá 19 internos e os administradores do local não sabem o que fazer. Por decisão judicial, os medicamentos da clínica foram recolhidos e agora os pacientes continuam lá, sem acompanhamento médico e remédios.

“Decisão judicial é para ser obedecida, só que a situação está crítica porque os internos permanecem na clínica. Como vamos cumprir a decisão com esses internos lá dentro, sem serem transferidos”, alegou o advogado do estabelecimento, Marcelo da Costa Santo 

De acordo com o Tribunal de Justiça a responsabilidade da transferência dos pacientes para outra clínica é da Secretária Estadual de Saúde (Sesa). Do outro lado, a Sesa alega que para fazer essa transferência é preciso que a Prefeitura da Serra faça uma avaliação com cada um dos internos. Já a Prefeitura afirma que o estabelecimento é privado, e não tem gestão do município. 

Pontos moeda